A chegada do Papai Noel marca a abertura do Natal Encantado em Toledo

0 172

Muitas pessoas, principalmente as crianças, aguardaram o ano todo por esse momento. O início dos festejos de Natal e a tradicional chegada do Papai Noel, que estacionou o trenó mágico em cima da Catedral Cristo Rei e fez a sua descida triunfal até o público, massivamente presente na Praça Willy Barth nesta sexta-feira (10), marcou o início da VI edição do Natal Encantado. As ações são resultado de uma parceria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento).

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt disse estar muito feliz em poder proporcionar esses festejos natalinos junto com a Associação Comercial para o povo de Toledo. “Todos nós merecemos um Natal de bastante alegria. Parabéns a todos, sucesso, que Deus abençoe a todos e possamos ter um Natal de harmonia, de amor e de paz”, desejou Dorfschmidt. 

O prefeito Beto Lunitti falou do maior Natal que Toledo terá esse ano e agradeceu o envolvimento das empresas e cooperativas que contribuíram para tornar essa realidade possível. “Nós estamos contentes e, por isso, junto com vocês, queremos as pessoas felizes, satisfeitas, com alegria, celebrando a sua fé, trazendo aqui a sua esperança, o seu bom convívio, para que a gente possa, cada dia mais, avançar na gratidão, no amor, na empatia e na humildade de pedir e conceder perdão. Este é o espírito de Natal de Toledo. Por isso, estamos trabalhando firmemente para fazer desta terra uma terra de todos, com todos e para todos”, discursou Lunitti. 

Em seguida, anunciou aquilo que estava sendo ansiosamente aguardado por todos. “Declaro aberto o maior Natal de Toledo e do Oeste do Paraná, para que a gente possa durante esse tempo, conviver com harmonia, com paz, com alegria e sendo felizes e satisfeitos. Isso aqui é a economia a serviço da vida”, frisou. 

O momento também marcou o acendimento das luzes de Natal que enfeitarão a cidade até o dia 5 de janeiro de 2024. Várias lideranças empresariais, militares e políticas fizeram parte da solenidade. A benção do padre Hélio José Bamberg antecedeu a descida do “bom velhinho”. 

A decoração inclui muita iluminação, cobertura, local para fotos, casinha do Papai Noel e vários adereços natalinos. Este ano foi ampliada a praça de alimentação e o espaço para a Cooperativa dos Artesãos de Toledo (Cooarte), que funcionarão também no período da noite. 

A assistente administrativa, Neusa Maria Gonchoroski prestigiou o evento com a afilhada, a irmã e o cunhado e estava muito encantada com a decoração. “Esse é um momento para ficar em paz, transmitir esse espírito natalino de paz, amor e alegria. É a oportunidade de repassarmos as tradições que aprendemos para as próximas gerações”, declarou Neusa. 

Pedidos ao Noel – A afilhada de Neusa, Vitória Gabriela Gonchoroski (09) tinha outro propósito, levar o seu pedido ao Papai Noel. “Eu admito que poderia ter me comportado melhor, mas participo da Ação Social, do Coral, das aulas de música, pratico os esportes que são oferecidos lá e gostaria de ganhar um fone de ouvido para ouvir músicas e assistir vídeos, mas se o Papai Noel quiser e puder me trazer um drone de presente vou ficar bem feliz”, relatou a jovem. 

Ela até assumiu um compromisso público. “Me comprometo a não sair do caminho certo e me dedicar ainda mais aos estudos, além de continuar a servir como coroinha na igreja”, prometeu Vitória. 

Assim como ela, várias outras crianças queriam ver o Papai Noel, algumas vieram de mais longe pra isso. A zeladora Edilaine Antunes dos Santos trouxe o filho Rafael Antunes da Silva e o amiguinho dele, Daniel Santos Berti, ambos de seis anos. “Moramos em Tupãssi, eles queriam muito conhecer uma casinha do Papai Noel e só em Toledo é que tinha essa estrutura. Foi uma luta pra estacionar, cheguei e já entrei na fila pra ver o Papai Noel”, conta orgulhosa, já que nem todos tiveram a mesma sorte nesta noite.

Rafael queria pedir um carrinho de controle remoto e Daniel uma patrola com assento. Os dois estavam aflitos até conseguir entrar na casinha, mas o sentimento mudou assim que abraçaram o Noel. Primeiro deram aquela olhada nos detalhes da decoração, tiraram fotos e saíram eufóricos de alegria. 

“Gostei muito, estava esperando o ano todo por isso e valeu à pena”, declarou Rafael. O amigo Daniel também adorou a visita e ficou impressionado com o velhinho. “Achei a barba branca do Papai Noel muito legal”, disse ele contente. 

Artesanato – Além das diversas atrações culturais e da programação que a Acit vai proporcionar na praça, os artesãos estarão das 9h às 21h todos os dias até 5 de janeiro. Eles farão um revezamento para proporcionar que todos possam participar, além de oferecer sempre novidades ao público. “O primeiro dia já foi um sucesso”, comemorou a presidente da Cooarte, Marilene Lessa de Lima. “O público compareceu, visitou as barracas e adquiriram seus produtos. Todos estão felizes”, garantiu Marilene. Ela elogiou a decoração e disse que isso ajudou muito a atrair o público. 

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário