ACIT promove Café com Propósito: cuidar de quem cuida

Estimated reading time: 5 minutos
Com um olhar voltado àqueles que muitas vezes estão no centro das decisões, dos desafios e das responsabilidades: empresários e gestores, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) promoveu, na manhã de quinta-feira (11), ‘o Café com Propósito: cuidar de quem cuida’, como parte da campanha Setembro Amarelo.
Muito se fala sobre cuidar dos colaboradores, das equipes, da cultura organizacional – e isso é essencial. Contudo, é preciso fazer uma pausa e perguntar: quem está cuidando de quem cuida? O empreendedor carrega sonhos, pressões, metas e, muitas vezes, silencia suas próprias dores em nome do coletivo. O evento foi um convite à escuta, ao acolhimento e à valorização da saúde emocional de quem lidera.
O vice-presidente de Finanças da ACIT Ademir Kopeginski, que representou o presidente da ACIT Cristiano Dall’Oglio da Rocha, deu as boas vindas aos associados a ‘Casa da Empresário’. Ele também parabenizou a escolha do tema e organização do evento.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Para a diretora de Responsabilidade Social e Ambiental da ACIT Maria Rita Pozzebon, o objetivo do evento para a ACIT é fazer com o empresário e o líder cuide de sua saúde mental. “Trabalhamos várias ações e sugestões de como lidar com a ansiedade e os cuidados para não desencadear a depressão. Eu questiono: líder e empresário qual é o seu propósito? O que te move?”.
Para a vice coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da ACIT Vanessa Fanas Guedes, no momento em que vive a sociedade, promover este evento é fundamental. A coordenadora do Núcleo Gestão de RH da ACIT Elisa Rettore de Matos destaca ainda a importância de cuidar dos colaboradores com um olhar diferenciado. “Parabéns pela escolha do tema. Nós precisamos atingir o objetivo com muito propósito”.
CORAGEM – A psicóloga Laís Raycik explica que atingir o propósito requer dedicação, porque a solidão do cargo de liderança, muitas vezes, cria a sensação de que, como líder, não se pode demonstrar fragilidade. “Para ser empresário precisa ter coragem e eu preciso ter abertura para lidar como as pessoas”.
Laís salienta que o sentimento de medo existe, pois como ser humano está passível ao erro. “Porém cada pessoa precisa pensar em nova perspectiva. O cuidado com a mente não é sinal de fraqueza, e sim, é um investimento que retorna em forma de decisão sábia consigo e com quem convive. Autocuidado significa liderança sustentável. Como cuidar de uma equipe se não cuidamos de nós?”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
A psicóloga Daiana Lutz Piana complementa que cada cidadão vai esperar algo acontecer para então buscar pelo atendimento de um profissional. “Vamos prevenir e se antecipar para que não chegue ao ponto de depressão. Eu preciso olhar para mim. O meu desenvolvimento deve ser pessoal e profissional. Um líder fortalecido tem o seu time bem”.
Daiana orienta os cuidados com a exaustão e a falta de energia; distúrbios de sono e irritabilidade; queda de desempenho e desmotivação. “Cuidar da saúde mental é cuidar do seu negócio”.
CONSCIENTIZAÇÃO – O diretor administrativo e financeiro da Uniprime Féliz Luiz Fornari destacou a parceria entre a ACIT e a Uniprime, que fortalece a comunidade empresarial e é a materialização de um compromisso.
Sobre o evento, comenta que a temática ‘cuidar de quem cuida’ é interessante e salienta que a saúde mental é reconhecida como um pilar e deve ser uma prioridade estratégica no ambiente empresarial. “Saúde mental se tornou uma questão central no dia a dia e nas organizações. É preciso ter resiliência emocional que pode ser sustentada quando tem cuidado genuíno e com o bem-estar. Precisamos adotar decisões mais assertivas”.
Conforme o diretor administrativo e financeiro da Uniprime, quando a organização cuida de quem lidera é possível criar o efeito multiplicador que beneficia a todos. Ele complementa que a união entre a ACIT e a Uniprime simboliza a valorização e o desenvolvimento integral do associado. “Investir em uma comunidade de negócios mais resiliente, inovadora e responsável”.
TOLEDO