Acit comemora conquistas do ano de 2023

0 122

O ano de 2023 foi especial para a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), que completou 56 anos no dia 23 de novembro. Com uma base de mais de 4.400 associados, a entidade encerrou o ano comemorando diversas realizações, destacando-se especialmente na bem-sucedida campanha ‘Meu Natal Premiado’, que registrou a maior premiação da história, contemplando um cliente do comércio de Toledo com uma casa nova.

Ao longo do ano, a Acit promoveu três campanhas voltadas ao fortalecimento do comércio local, premiando tanto os consumidores quanto os vendedores. Antecedendo as festividades natalinas, foram realizadas as fases 1 e 2 da promoção ‘Meu Cupom Premiado’, abrangendo as datas de Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia do Cliente e Dia das Crianças, com prêmios que incluíram automóveis, vales-viagem, brinquedos e vales-compras.

Ao longo de 2023, a Acit proporcionou capacitação a mais de 3.800 pessoas por meio de treinamentos, cursos e palestras. Destaca-se o Conexão Empresarial, evento de capacitação profissional que atingiu sua 15ª edição e contou com renomados palestrantes de alcance nacional, como Wendell Carvalho, Cafu e Grupo Reverb, além de um marcante show com a Banda Roupa Nova. O evento realizado no Teatro Municipal de Toledo, atraiu milhares de participantes.

A Acit também se destacou na promoção de eventos voltados à inovação, como o Inovameat, focado na produção de proteína animal, e o PIG DATA, um evento dedicado à inovação e tecnologia que envolveu mais de 20 instituições de ensino, oferecendo novidades a estudantes dos níveis fundamental, médio e graduação. A entidade impulsionou ainda a região com a realização de duas edições da Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) e a Feira Ponta de Estoque, contribuindo para o fortalecimento das vendas das empresas locais.

Mantendo relação com a comunidade empresarial, a Acit promoveu quatro edições do Acit Itinerante, visitando empresas associadas e não associadas, quatro edições do Acit nos Bairros com capacitações gratuitas, além de oito edições do Encontro Empresas e Negócios em Foco e cinco edições do ConectaAcit, eventos nos quais os associados tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços para outros empresários, fomentando negócios e parcerias.

No ano de 2023, a Acit foi reconhecida como a maior certificadora da região Sul do Brasil de Certificados Digitais, atuando como Associação Comercial pelo SPC Brasil. Ao todo, foram emitidos 1.858 certificados, além de 488 pela Certificadora Certsign, possibilitando aos empresários sua utilização em diversas atividades, como entrega de declaração de imposto de renda, assinaturas de documentos legais, autenticações em sites governamentais, transações comerciais e emissões de notas fiscais.

Um dos destaques do ano foi o Natal Encantado de Toledo, um evento que contou com 44 dias de programação. A Casa do Papai Noel atraiu cerca de 20 mil visitantes, proporcionando às famílias de Toledo e região uma experiência encantadora. No âmbito cultural, a Acit, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e o apoio de empresas como Prati Donaduzzi, Safeeds e DPL Distribuidora de Peças, promoveu apresentações que envolveram 390 artistas, abrangendo corais, peças teatrais, apresentações musicais, orquestras, bandas, danças e circo. Além das atrações na Praça Willy Barth, os bairros Jardim Porto Alegre, Jardim Panorama, Grande Pioneiro e Jardim Coopagro foram contemplados com eventos culturais.

Os Núcleos Territoriais, anteriormente denominados multissetoriais, passaram por uma significativa transformação em 2023, ampliando sua abrangência para os territórios dos bairros, incluindo não apenas o comércio, mas também membros comunitários, escolas, cooperativas e industriais. A Acit, por meio dos Núcleos Territoriais e Setoriais, engloba mais de 400 empresários e realizou aproximadamente 200 encontros no último ano para planejar, organizar e efetivar ações de desenvolvimento conjunto por meio do Programa Empreender.

Além das ações diretas, a Acit desempenhou um papel institucional relevante, com a presidente Anaide Holzbach e membros da Diretoria Executiva participando ativamente de congressos, workshops e discussões cruciais para o município. Destaca-se a defesa do PL 1712/22 na Frente Parlamentar da Agropecuária, visando a desoneração de tributos nas obras das concessionárias de pedágio para redução das tarifas, entre outras iniciativas.

Em encontros trimestrais com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, foram discutidas as demandas da entidade e de seus associados, abordando temas como o Estacionamento Regulamentado Gratuito (EstaR) e a utilização de câmeras de monitoramento no programa Toledo é + Seguro, contribuindo para a inibição e resolução de crimes por meio dos órgãos de segurança.

No âmbito legislativo, a Acit acompanhou de perto todas as sessões plenárias, atentando-se especialmente aos temas que poderiam impactar diretamente o setor empresarial de Toledo. Com presença em mais de 20 Conselhos Municipais, com destaque para o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Codet), a Acit atuou na mobilização, apoio e consolidação de ações, estabelecendo parcerias em estudos promovidos pelas Câmaras Técnicas de Insumo Produto, Empregabilidade, Proteína Animal e Odores no município de Toledo.

A presidente da Acit, Anaide Holzbach, celebra as conquistas, fortalecendo que a entidade concluiu o ano de 2023 novamente mantendo-se em destaque por sua representatividade, pioneirismo, sistema de gestão e pelas soluções e apoio ao empresariado. “Somos referência entre as entidades do sistema associativista em todo o país e isso muito nos orgulha. Com a confiança dos associados e comunidade, continuaremos ainda mais fortes em 2024”, conclui.

TOLEDO

Deixe um comentário