Papo Reto – Acit promove palestra para alertar fraudes e golpes contra empresários

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À medida que a tecnologia avança, novas possibilidades e melhorias surgem. No entanto, por outro lado, o uso mal-intencionado das ferramentas também cresce. É cada vez mais frequente que estelionatários cometam golpes cada vez mais sofisticados. Com o objetivo de alertar os empresários, na manhã de terça-feira (14), a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou o evento Papo Reto – Golpes e Fraudes Digitais, em que o delegado Alexandre Macorin e os agentes da Polícia Civil Rosana Botelho e Jean Gustavo ministraram uma palestra com orientações sobre como evitar cair em golpes.

O evento foi criado pela pasta do vice-presidente de Relações Institucionais da Acit, Rafael Pastrello Hirata, a partir de uma demanda do setor empresarial, que enfrenta diariamente tentativas cada vez mais frequentes de criminosos virtuais. “Se olhar seu e-mail ou aplicativo de mensagens, praticamente todos os dias você vai receber alguma tentativa de golpe ou invasão. Os golpistas estão cada vez mais profissionais. Antigamente pegava quem era mais desaviado, enquanto hoje em dia qualquer um de nós está exposto devido ao tamanho do profissionalismo deles”, declara Hirata.

O presidente da Acit, Cristiano Dall’Oglio Rocha, relata que “na semana passada a Associação Comercial também caiu dentro de um golpe, no sentido de que recebemos um trojan através de uma mensagem de um associado. Este é um aplicativo onde você clica e automaticamente ele se apropria de todos os seus dados do telefone. Por consequência, ele compartilhou para todos os contatos do telefone”. Diante disso, o presidente reforça ainda mais o propósito da Acit de contribuir com a comunidade como um todo, visto que todos estão suscetíveis a golpes como esses.

AUMENTO DE CASOS – O delegado Alexandre Macorin informa que, em 2019, foram registrados 110 boletins de ocorrência relacionados a crimes virtuais, enquanto em 2024 esse número aumentou para 2 mil. “Evidentemente, a polícia está se aprimorando, está usando tecnologia para estes casos. Mas nós chegamos à conclusão de que o melhor mecanismo e o mais eficaz é justamente o esclarecimento, como nossa comissão que está aqui, que é levar conhecimento para que as pessoas não caiam em nenhum golpe”, reforça.

Durante a palestra, os agentes Rosana Botelho e Jean Gustavo esclareceram quais são os golpes mais comuns, além de explicarem como estar atento e se prevenir de possíveis ataques.

AGENTES CRIMINOSOS – Botelho destacou que “a pandemia trouxe para nós o uso exacerbado da internet em todos os sentidos, inclusive para negócios. O agente criminoso também pensa nisso, ele também escolhe o melhor cenário para atuar. E com o comércio não é diferente. Por isso que quando a gente pensa no cenário, assim como nós pensamos em prevenir, o criminoso também escolhe o melhor cenário, ele escolhe a melhor história e suas vítimas. O grande obstáculo é a falta de conhecimento do cidadão”.

A faixa etária mais propensa aos golpes é a partir dos 50 anos, conforme informa Botelho. Apesar disso, o fato de cair em fraudes depende exclusivamente de uma ação humana por parte da vítima, que pode ser evitada a partir do momento em que há esclarecimento e informação.

A policial ainda ressalta que “o crime de estelionato virtual se tornou tão lucrativo que ele já ultrapassou as organizações criminosas focadas em tráfico e armas. Porque isso não é local, isso não é de um país, isso é mundial. O crime digital faz parte da globalização, ele acontece em todos os países, em todos os cantos do mundo. Aliás, em outros cantos do mundo, o crime está tão organizado, que ele atinge em qualquer outro lugar do mundo também”.

O policial Jean Gustavo complementa que, atualmente, 90% dos golpes são oriundos de engenharia social, ou seja, “é quando o criminoso se alimenta dos dados, devido à vulnerabilidade de informações expostas. Com isso, ele passa a conhecer o cotidiano da empresa e o nome das pessoas. Não é simplesmente ele tentar aplicar o golpe de forma aleatória. Ele tentará um golpe munido do nome do presidente, de algum funcionário e de documentos das empresas que, de alguma forma, ficaram expostos”.

O vírus é uma das formas de exploração da vulnerabilidade dos usuários. “Se um computador não tem um antivírus atualizado, pode acabar sendo invadido e os dados podem ser expostos. Com essa exposição, a gente volta novamente para a engenharia social, onde o criminoso pode aplicar o golpe”, complementa Jean.

A facilidade com que golpistas encontram informações por meio de mecanismos de pesquisa aumenta a capacidade dos fraudadores de localizar dados e conquistar novas vítimas. Botelho exemplifica que, no caso de redes sociais abertas, é possível identificar familiares e pessoas próximas, o que facilita ainda mais o golpe.

FALSAS COMPRAS ONLINE – Sites falsos e com valores abaixo do praticado no mercado estão entre os delitos mais frequentes, conforme informa Jean. Um exemplo é quando o layout de uma loja falsa é idêntico ao original, mas há alguma letra ou palavra trocada no endereço do site, o que pode indicar fraude. O alerta é estar atento a esse tipo de detalhe, especialmente porque os golpistas chegam a patrocinar seus sites falsos para que as vítimas os encontrem com mais facilidade.

GOLPE DO FALSO GERENTE – Outra situação recorrente é o contato de falsos gerentes de agências bancárias ou cooperativas de crédito. O supor gerente liga “alegando alguma tentativa de acesso ou dando um falso alerta sobre as contas, sejam elas jurídicas ou físicas. Eles se passam por gerentes, dizendo que o banco detectou uma tentativa de acesso à conta”.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, o recomendado é conhecer as políticas da instituição financeira, já que muitas não realizam esse tipo de ligação. Em casos suspeitos, a orientação é desligar e buscar o contato oficial da instituição, além de nunca compartilhar dados ou senhas.

O evento reforçou que, em um cenário cada vez mais digital, a informação segue sendo a principal ferramenta de defesa contra golpes e fraudes. A prevenção começa com conhecimento e com a atenção redobrada de cada usuário.

Da Redação

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