Acupuntura e meditação no SUS: Paraná registra 69 mil atendimentos de PICS em 2025

Estimated reading time: 4 minutos
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas, como acupuntura, quiropraxia e hipnoterapia, que buscam promover o bem-estar físico e emocional. Neste ano, o Paraná já registrou mais de 69 mil atendimentos com 77.429 participantes em práticas individuais e coletivas que são ofertadas em 716 Unidades de Saúde em 244 municípios.
As práticas registradas nos atendimentos individuais, atividades coletivas e procedimentos foram homeopatia, acupuntura (ventosa, inserção de agulhas, eletroestimulação), fitoterapia, antroposofia aplicada à saúde, tratamento termal/crenoterápico, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reiki, terapia comunitária integrativa, yoga, aromaterapia, bioenergética, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, terapia de florais, auriculoterapia, massoterapia e práticas corporais em medicina tradicional chinesa.
Segundo o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, as indicações às práticas se baseiam no indivíduo como um todo, levando em conta aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais. “Essas práticas são reconhecidas por auxiliar na redução de dores, ansiedade e estresse, fortalecem a promoção da saúde e são opções de tratamento complementares para diversas doenças crônicas”, explicou.
Marilei Schuster Kalamar é moradora de Clevelândia, município da região Sudoeste, e relata doenças crônicas como fibromialgia e reumatismo, ansiedade e depressão causadas por essas crises de dor intensas. Ela conta que o início das práticas integrativas foi importante para retomar a qualidade de vida. “Eu faço massagem uma vez por semana na unidade de saúde e isso ajuda muito. Eu fui uma das pessoas que tiveram muitos benefícios. Houve dias que não conseguia levantar da cama sozinha de tanta dor. Esse projeto me ajudou e ainda ajuda muito”, contou.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
POLÍTICA INTERNACIONAL – A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda aos seus Estados-membros a elaboração de políticas nacionais voltadas à integração e inserção da Medicina Tradicional (MT/MCA) nos sistemas oficiais de saúde, com foco na Atenção Primária de Saúde desde 1979.
No Brasil, em 2006, foi estabelecida no Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), pela Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006. No Paraná, as PICS estão normatizadas pela Lei nº 19.785, de 20 de dezembro de 2018, que instituiu as diretrizes para as PICS no âmbito do Sistema Único de Saúde do Estado do Paraná e contempla 29 práticas incorporadas no SUS.
Ao integrar diferentes saberes e promover o cuidado em sua dimensão mais ampla, as PICS reforçam os princípios do SUS (universalidade, integralidade e equidade) e contribuem com uma atenção mais próxima, acolhedora e centrada nas necessidades de cada pessoa. Para ter acesso às PICS, é necessário consultar a disponibilidade no município com a unidade de saúde mais próxima.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
COMO ACESSAR? – O acesso a um desses métodos é feito por indicação profissional a partir do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
AEN