Adaptação: desde abril de 2020 a Aldeia Betesda prestas atendimentos remotos

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Todas as programações e atividades do Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda sofreram mudanças com a chegada da pandemia. A entidade precisou se adequar para não deixar a escola e o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sem atendimentos.

“A pandemia obrigou a entidade a se adaptar em tempo recorde à nova realidade. No mês de abril de 2020 iniciaram os atendimentos remotos, tanto da Escola como do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O ano de 2020 deixou um grande impacto nas finanças da instituição, houve expressiva perda de receitas com reflexos também no ano de 2021. Devido às questões sanitárias, obedecendo os protocolos estabelecidos, atende-se um número reduzido de crianças na escola, o que gera uma defasagem financeira mensal”, lamenta o presidente da Aldeia Infantil Betesda, Lineu Wutzke.

Mesmo atuando com números reduzidos, também houve a necessidade de organizar rodízio de turmas. Além disso, Wutzke enfatiza que foi necessário realizar investimentos para adequar as instalações, providenciar os equipamentos de proteção individual, novas lixeiras com pedal, aumentar a disponibilidade de papel toalha, embalagens para o álcool 70%, entre outros.

Na escola, conforme o presidente, a maioria dos atendimentos ocorre de modo presencial – sempre de acordo com os decretos vigentes – mas há alguns alunos que estudam em modo remoto. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ainda ocorre totalmente à distância. O protocolo de retorno já está aprovado e as instalações adequadas aguardando os números de infectados reduzir e desafogar o sistema de saúde para retornar ao presencial”.

O SUPORTE NECESSÁRIO – Desde o início da pandemia, a instituição tem se preocupado com o bem-estar das crianças, adolescentes e suas famílias. “No aspecto pedagógico colocou-se à disposição as ferramentas tecnológicas de interação; além da transmissão dos conteúdos as pessoas puderam interagir para tirar dúvidas e receber orientações. Sempre foram deixados canais abertos de comunicação para ouvir as famílias e procurar atender as suas necessidades. As famílias da política de Assistência Social, bem como bolsistas da escola são de preferência as que possuem o Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico. Para esse público foi e está sendo dado suporte através do Serviço Social da instituição”, afirma o presidente.

Da Redação

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