Adolescentes atendidos pelo CAPSi fazem visita guiada ao zoo de Cascavel

Estimated reading time: 3 minutos

Um grupo de 14 adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPSi) Dr. Rafael Azambuja Patiño Cruzatti “Um Novo Olhar”, de Toledo, viveu uma tarde diferente nesta quarta-feira (15). Acompanhados pela equipe multidisciplinar e pela coordenação do serviço, eles participaram de uma visita guiada ao Zoológico Municipal de Cascavel, em uma atividade repleta de descobertas e aprendizados. 

O passeio integra a programação do CAPSi alusiva ao Dia da Criança, celebrado no último domingo (12). A ação se soma a outras ações planejadas nas dependências do serviço, como o momento recreativo, marcado para a próxima quarta-feira (22), e uma festa de Halloween, com decoração temática e fantasias, prevista para o dia 29 de outubro.

No decorrer da visitação, a guia do zoológico falou aos adolescentes sobre a fauna que vive no espaço – desde espécies cativas, como aves, primatas e felinos, até aqueles que circulam livremente, como os macacos-prego. “Passamos por todos os ambientes. Em alguns, os animais estavam descansando e não apareceram. Em outros, eles estavam acordados e pudemos contemplá-los”, relata a coordenadora do CAPSi, Eduarda Estercio. “Foi uma experiência educativa, pois a profissional que nos acompanhou trouxe algumas curiosidades e falou sobre o risco de extinção de algumas espécies”, comenta.

Segundo a coordenadora, o passeio representou, para a maioria deles, a primeira visita a um zoológico. “Mais do que uma comemoração, o passeio teve caráter terapêutico”, destaca. “De acordo com as diretrizes estabelecidas pelas Portarias nº 336/2002 e nº 3.088/2011, ambas do Ministério da Saúde, e que instituem e regulamentam o funcionamento dos Centros de Atendimento Psicossocial e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), esses serviços devem ofertar cuidados de forma integral e humanizada, contemplando não apenas o tratamento clínico, mas também ações que estimulem a socialização, a inclusão e a participação comunitária”, pontua.

Eduarda destaca ainda que o passeio ao zoológico é uma forma concreta de aplicar um dos princípios que norteiam o trabalho do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil: o de garantir o direito das crianças e adolescentes à cidadania e à convivência social. “O cuidado em saúde mental vai além das paredes do serviço. Ele se constrói também no território, nas relações e nas vivências cotidianas”, ressalta a coordenadora, avaliando de forma muito positiva a atividade no zoológico cascavelense. “O contato com a natureza e os animais desperta emoções positivas e oferece um espaço de convivência saudável, favorecendo a expressão de sentimentos e o desenvolvimento de habilidades sociais”, acrescenta.

Segundo a coordenadora, a visita ao zoo em Cascavel representou um momento rico de socialização, cuidado e fortalecimento da autoestima, permitindo que os adolescentes vivenciassem experiências em um espaço diferente do ambiente habitual de tratamento. “Este passeio contribuiu para o fortalecimento dos vínculos entre os participantes e a equipe, reforçando a importância das ações de lazer como parte do cuidado em saúde mental. Foi uma oportunidade de experienciar o potencial terapêutico das atividades fora do Caps, promovendo inclusão social, autonomia e o sentimento de pertencimento ao território”, sublinha.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.