Investimentos no Aeroporto de Toledo são debatidos na SAC

Estimated reading time: 3 minutos

Nesta terça-feira (5), em Brasília, o prefeito de Toledo Mario Costenaro se reuniu com técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) a fim de alinhar alguns investimentos no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em especial à instalação do PAPI, um sistema que auxilia nas operações de pousos e decolagens na aviação. Além do prefeito Mario Costenaro, participaram da reunião os secretários Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Márcio Pimentel (Comunicação), além da equipe da SAC: Márcio Maffili Fernandes, Luíza de Amorim Motta Deusdará e Juliana da Silva Castro Nunes.

A equipe do SAC esclareceu alguns pontos sobre o convênio que venceu em dezembro de 2024, durante a gestão passada. Agora o objetivo é buscar uma solução técnica que possa ser usada para o investimento ser feito. “Existe um termo vigente, mas com um semestre de atraso”, resumiu Maffili, que ressaltou ainda a necessidade de algumas correções no projeto apresentado junto ao Ministério de Portos e Aeroportos.

A boa notícia é que o investimento, de aproximadamente R$ 1,2 milhão, será executado. Os recursos são do Ministério, com contrapartida da Prefeitura de Toledo. Isso só está sendo possível pelo esforço da equipe da Deseco no sentido de “cumprir a relação de exigências para adequação do aeroporto municipal e reabilitá-lo para receber voos comerciais regulares”, explicou o secretário Thiago D’Arisbo.

Na análise do prefeito, o resultado da reunião foi extremamente positiva. “Estamos pensando em dar a melhor estrutura dentro do que temos hoje e pensar num longo prazo. Saí animado. Temos pressa, porém, o planejamento apresentado é o caminho a ser seguido”, finalizou o prefeito de Toledo.

Durante a reunião a comitiva de Toledo entregou um documento do Governo do Paraná que coloca o Aeroporto de Toledo como um dos principais para alavancar a aviação regional no estado.

Nesta quarta-feira (6), Costenaro tem uma agenda prevista com o ministro Silvio Costa Filho, organizada pelo deputado federal Elton Welter.

Na Câmara – Ainda em Brasília, a comitiva de Toledo esteve com o deputado federal Dilceu Sperafico, que comentou sobre os recursos liberados para Toledo até agora “e de algumas outras emendas que estamos conversando e que deverão ser liberadas até o final do ano”, adiantou Sperafico.

“São recursos importantes que para nós são fundamentais para manter um atendimento de qualidade, na saúde por exemplo, onde conseguimos realizar alguns mutirões e temos outros já previstos pelas emendas destinadas pelo deputado Sperafico para média e alta complexidade”, disse Costenaro, citando ainda outras áreas beneficiadas por recursos obtidos por emendas do deputado.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.