Engenheiros agrônomos enfrentam desafios diários para garantir produtividade

Estimated reading time: 4 minutos

Celebrado em 13 de setembro, o Dia Mundial do Agrônomo homenageia os profissionais responsáveis por impulsionar a agricultura e o agronegócio em todo o mundo. Essenciais para a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo, os engenheiros agrônomos enfrentam desafios diários para garantir produtividade, preservação ambiental e qualidade de vida no meio rural.

A escolha da data está relacionada à fundação da primeira instituição de ensino superior em agronomia nas Américas: a École Nationale d’Agriculture de Grignon, na França, que influenciou a criação de escolas agrícolas ao redor do mundo.

No Brasil, a data é mais conhecida regionalmente, já que o Dia do Engenheiro Agrônomo também é celebrado em 12 de outubro – dia da criação dos primeiros cursos de agronomia no Brasil (em 1875, em Pelotas-RS e em Cruz das Almas-BA).

RECONHECIMENTO – O Dia Mundial do Agrônomo promove a valorização internacional da profissão. Em Toledo, a Associação dos Engenheiros Agrônomos promove ações que justamente visam a profissionalização. O presidente Marcus Vinicius Schutz cita o exemplo do 2º Encontro Paranaense de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Durante os dias 3 e 4 de junho, a entidade reuniu profissionais, produtores, instituições e autoridades em Toledo para dialogar, compartilhar experiências e fortalecer os caminhos dos SIPAs no estado.

“Nosso reconhecimento especial aos palestrantes que enriqueceram a programação com conteúdo técnico de excelência, abordando temas como forragens, cooperativismo, ILPF, planejamento de propriedades, consórcios agrícolas, sistema rotacionado de pastagem e muito mais”, salienta Marcus.

Ele também reconhece as ações das autoridades presentes, que reafirmam a importância da integração e da inovação na agropecuária paranaense. “Seguimos juntos, integrando saberes, práticas e soluções para um agro mais eficiente e sustentável”. Marcus complementa que mais dois eventos estão programados para o próximo ano. Um dos temas é a atividade de drone. “Mas ainda será definido”.

Conforme o presidente, a Associação também procura ter representantes nos Conselhos Municipais. “A Associação é uma entidade que vai representar todos os profissionais”.

ORGANIZAÇÃO – Um dos obstáculos está relacionado a um processo judicial. “Pretendo deixar tudo organizado na minha gestão para realizar a construção da nova sede”, afirma o presidente.

Ele recorda que a entidade possuía sede própria, no entanto, não atendia todos os associados. “Com a nova sede, a proposta é ampliar o número de associados. Pretendemos ter mais agrônomos ativos na cidade. Além disso, precisamos realizar o recadastramento dos novos sócios”.

Marcus pontua que os profissionais podem procurar a entidade e efetivar-se na Associação. “Precisamos unir forças. Quanto mais vozes, mais forças teremos. Assim, faremos melhorias para a política e para a entidade”.

Principais áreas de atuação:

Produção agrícola e pecuária;

Manejo de solo e água;

Fitotecnia (cultivo de plantas);

Zootecnia (criação de animais);

Agricultura de precisão;

Desenvolvimento rural sustentável;

Pesquisa e extensão rural;

Consultoria técnica;

Gestão agroindustrial.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.