Água, energia e sustentabilidade são abordadas em Expedição do Conhecimento

0 48

Levar ciência e educação ambiental para jovens e adultos, de forma lúdica e totalmente gratuita, são objetivos do caminhão itinerante da Expedição do Conhecimento, uma parceria da Itaipu Binacional com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI Brasil). Nesta semana, a ação foi desenvolvida em Toledo.

A estrutura móvel aborda a temática “Água, Energia e Sustentabilidade” por meio de atividades interativas. Ela atendeu o público escolar durante o dia e a noite esteve aberta para a comunidade. O caminhão-baú tem quase 15 metros de extensão e abriga diversas atividades.

A estrutura móvel é composta por três espaços que abordam nas temáticas água, energia e sustentabilidade as diretrizes: respeito ao ser humano, desenvolvimento sustentável regional e segurança hídrica.

Caroline Recalcatti auxiliou na logística as monitoras do PTI e ela avalia a ação em Toledo como positiva, já que é a primeira vez que a expedição está na cidade. “Todos os horários estiveram preenchidos durante a semana. Até a última quarta-feira (22), aproximadamente 500 pessoas participaram da programação e mais de mil estudantes passaram pelo local”.

De acordo com Caroline, a ideia é trazer a Expedição do Conhecimento em outros momentos para Toledo e ela ficar instalada em uma nova região. “Nós contemplaremos um público diferente. Por exemplo: pensamos no Jardim Coopagro, na região da Vila Pioneiro ou no Jardim Porto Alegre. Assim conseguimos contemplar diferentes escolas e localidades”.

Ela salienta que os estudantes adquirem novos conhecimentos. “Nós queremos ampliar a conscientização dos alunos e desejamos que eles passem por todos os espaços. Ao final, tem um tobogã que simboliza o renascimento como se fosse uma nova mentalidade”.

Caroline enfatiza a necessidade de preservar o meio ambiente, práticas de vida que sejam politicamente corretas e sustentáveis. “Vivemos neste planeta e precisamos pensar nas gerações futuras”.

A Expedição do Conhecimento, segundo Caroline, também possibilita a avaliação do conteúdo trabalhado com os alunos. “A partir da abordagem, conseguimos melhorar o ensino e demonstrar aos estudantes a teoria e a prática. É uma maneira de aprender de forma lúdica e espontânea”.

ENERGIA – Neste espaço, os estudantes conheceram o planetário móvel. Ele proporciona uma experiência interativa de imersão que permite ao visitante viajar pelo universo e aprender astronomia, história e ciências da terra. O planetário móvel visa ainda introduzir a temática sobre o universo, o desenvolvimento e a manutenção da vida na Terra.

Já o Telescópio Solar aproxima os visitantes do conhecimento astronômico, explicando o funcionamento do telescópio e possibilitando a observação do Sol.

O caminhão ainda possui o espaço chamado ‘Desvende esta missão’. A finalidade foi relacionar símbolos com letras e desvendar uma mensagem de boas vindas à temática do caminhão.

ENERGIA, ÁGUA E SUSTENTABILIDADE – No Sistema Planetário, é demonstrado o processo de translação dos planetas ao redor do Sol, explicando que o processo pelo qual o Sol é a fonte de energia.

A importância do Sol também foi abordada. O objetivo foi visualizar por meio de um vídeo narrado a importância da energia e luz solar para a manutenção da vida no Planeta Terra e abordar o que poderia acontecer se a energia do sol deixasse de existir.

Os alunos também conheceram o modelo de célula animal e vegetal, as organelas e suas funções; investigaram os três estados que a água se encontra na natureza e em casa, por meio de imagens com filtros RGB e foram sensibilizados para a questão da preservação da água potável.

Caroline pondera que os visitantes conheceram os biomas e a importância da Floresta Amazônica para a manutenção dos recursos hídricos do bioma que estamos inseridos, a Mata Atlântica. “Informações sobre as principais características dos seis biomas existentes no Brasil: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa foram repassadas e também foi abordada a sensibilização para o processo de degradação que o bioma Mata Atlântica vem sofrendo ao longo dos anos”, comenta Caroline.

Os processos de cadeia produtiva, de extração, produção, consumo e descarte de quatro objetos com matérias-primas distintas foram abordados. “Os estudantes também foram sensibilizados quanto a importância de mudanças de hábitos mais sustentáveis para a preservação da natureza e do planeta Terra. Além de fomentar a importância do uso de fontes de energias mais sustentáveis a fim de preservar o meio ambiente e oferecer qualidade de vida à população. Demonstrar iniciativas sustentáveis e tecnológicas que podem ser implantadas no dia a dia de qualquer residência, cidade ou meio rural”.

ATENDIMENTOS – Na visita temática guiada, o público estudantil, previamente agendado junto às Prefeituras e as Secretarias de Educação, é guiado por educadores que fazem o acompanhamento explicativo de todas as atividades ao longo do percurso.

Já as visitas temáticas com público espontâneo são abertas ao público nos municípios de influência da Itaipu Binacional, em horários alternativos e não há agendamento prévio e ocorre por ordem de chegada.

A ação percorre os municípios de influência da Itaipu Binacional nos municípios que mediante a um Termo de Adesão firmam o interesse das prefeituras em recebê-la.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário