Verão: Albergue Noturno Allan Kardec atende quase 50% da capacidade

Estimated reading time: 5 minutos

Nas baixas temperaturas é mais eminente a procura por abrigo, especialmente, no período. Isso faz com que a demanda do Albergue Noturno Allan Kardec aumente. No entanto, neste verão, o Albergue tem registrado quase 50% da capacidade máxima.

“A procura continua intensa”, cita o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber. “Estamos com uma média de 20 pessoas por dia”, comenta ao mencionar que, após o período de reformas e ampliações, o Albergue passou a ofertar 46 leitos.

Entre as questões que interferem pela procura de abrigo estão relacionadas as elevadas temperaturas. Elas fazem com que o litoral seja mais atrativo e os aventureiros optem por ficarem naquela região nesta época do ano.

Em relação ao público que procura o Albergue Noturno Allan Kardec, Bebber explica que apesar de ser muito variável, geralmente, são identificados três grupos predominantes. “É bem heterogêneo, porém podemos dividir em três tipos que são pessoas que buscam emprego no município e precisam de um lugar para ficar neste recomeço, idosos e/ou doentes e pessoas em trânsito”, exemplifica.

NOVO ESPAÇO – Em julho de 2023, o Albergue Noturno Allan Kardec retomou os atendimentos. Desde o início de 2022, a estrutura estava em processo de ampliação. Com o término dos serviços de ampliação, o espaço passou a ofertar mais conforto para aqueles que precisam dos serviços. A capacidade de atendimento é de 40 pessoas por dia, em circunstâncias normais, já em situações emergenciais, o albergue tem condições de atender até 60 pessoas por dia, com alimentação e pernoite.

É o Grupo Espírita Fraternidade – entidade fundadora e mantenedora três décadas – o responsável pela manutenção do Albergue. Nestes mais de 30 anos de atuação, o espaço tem o apoio e auxílio da comunidade e voluntários para promover os atendimentos ao público necessitado.

UM RECOMEÇO – Conforme Bebber, a ampliação do espaço também visou contemplar os atendimentos na modalidade de Casa de Passagem, ao proporcionar conforto e segurança. A proposta do local é permitir que a pessoa atendida tenha uma oportunidade de recomeçar a vida, socorrendo-a em situações emergenciais ou ainda um local de suporte diante de casos de acompanhamento de internamento hospitalar de familiares.

“No Albergue, três vezes na semana, são realizadas palestras – o foco é para que eles tenham disposição e estado de ânimo para a mudança de vida. Nos demais dias, durante todo o tempo de permanência no Albergue, as pessoas ouvem mensagens educativas no sistema de som”, relata o diretor ao acrescentar que não são atendidas pessoas em estado e comportamento alterado, com sinais de embriaguez ou outros tipos de drogas licitas ou ilícitas.

A proposta do espaço é que as pessoas atendidas não tenham a necessidade de voltar. Durante o período necessário elas são atendidas, mas a ideia é que possam reestabelecer a vida, o emprego, um lar. “Para este ano, o Albergue Noturno Allan Kardec visa continuar a atender aos necessitados no limite de nossas condições”, declara Bebber.

A ESTRUTURA – A ampliação do local contemplou a construção de uma área total de 262 metros quadrados dividida em dois pavimentos. O piso superior – área de 130 metros quadrados – é dedicado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, onde haverá espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. Essa estrutura poderá abrigar, de maneira confortável, até 12 mulheres.

Já no piso inferior tem uma área para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação (a entidade promove, em média, a doação de 20 mil peças de roupas por ano) e oficinas para consertos de roupas. Além disso, terá um espaço adequado para a realização de um bazar permanente visando o autossustento da instituição.

É totalmente gratuito o atendimento e tem como meta ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho, estruturando-se na sociedade. Desde que seja para solucionar um problema em definitivo, não há um tempo limite para permanecer no Albergue.

Da Redação

TOLEDO

AJUDAR O ALBERGUE

É possível contribuir com o Albergue Noturno Allan Kardec. Os interessados em fazer parte do projeto podem ajudar com doações de recursos, para isso o Albergue disponibiliza as contas bancárias: Caixa Econômica Federal Agência 0726– Corrente 2330-4 – Operação 003 CNPJ 78.684.156/0001-26 ou no SICOOB – Cooperativa 4351 – Conta 30744-0 CNPJ 78.684.156/0001-26 ou o PIX: 78684156000126.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.