Albergue Noturno Allan Kardec: atendimentos estão dentro da normalidade

Estimated reading time: 4 minutos

Com temperaturas mais elevadas, é normal o Albergue Noturno Allan Kardec ter a procura reduzida. A estrutura retomou os atendimentos em julho de 2022. Desde então, o Albergue tem atendido uma demanda considerada normal para o período e estação.

“Os atendimentos do Albergue estão dentro da normalidade”, cita o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber. “Nada de excepcional no momento. Estamos dentro da rotina e sempre focados nos atendimentos e no acolhimento”.

Segundo Bebber, o ato de abrigar uma pessoa, é algo que gera proteção e segurança para quem é acolhido, mas também proporcionando segurança à comunidade em geral. Ele reforça que os benefícios nessa prática contribuem para a sociedade como um todo.

“As pessoas que, chegam até nós, enfrentam dificuldades. Normalmente, ela têm algum problema com relacionamento familiar. Contudo, notamos que o problema social, hoje, mais grave de todos é aquele que envolve as questões com vícios”, pontua.

A manutenção do Albergue fica sob a responsabilidade do Grupo Espírita Fraternidade – entidade fundadora e mantenedora. A estrutura foi fundada na data de 22 de julho de 1994. Durante estes 31 anos de atuação, a estrutura já recebeu melhorias e ampliações com foco em promover mais condições e humanidade para cada pessoa recebida.

OBSTÁCULOS ENFRENTADOS – Sobre os desafios enfrentados para manter a estrutura em funcionamento, o diretor do Albergue comenta que não existem desafios ou dificuldades maiores que a capacidade. Ele pontua que as dificuldades maiores sempre foram financeiras ao recordar que quando o Albergue precisou se readequar não encontrou no poder público o apoio necessário.

ATENDIMENTOS – Após os serviços de ampliação, o espaço passou a ofertar mais conforto para aqueles que precisam dos serviços. A capacidade de atendimento é de 40 pessoas por dia, em circunstâncias normais, já em situações emergenciais, o albergue tem condições de atender até 60 pessoas por dia, com alimentação e pernoite.

A proposta do espaço é permitir que a pessoa atendida tenha uma oportunidade de recomeço da vida, socorrendo-a em situações emergenciais ou ainda um local de suporte diante de casos de acompanhamento de internamento hospitalar de familiares.

PROJETO DE AMPLIAÇÃO – O projeto de ampliação contemplou a construção de uma área total de 262 metro quadrados dividida em dois pavimentos. O piso superior – área de 130 metros quadrados –  é dedicado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, com espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. Essa estrutura pode abrigar, de maneira confortável, até 12 mulheres.

No piso inferior tem um espaço para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação (a entidade promove, em média, a doação de 20 mil peças de roupas por ano) e oficinas para consertos de roupas. Além disso, tem um espaço adequado para a realização de um bazar permanente visando o autossustento da instituição.

O atendimento é totalmente gratuito e tem como meta ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho, estruturando-se na sociedade. Não há um tempo limite para permanecer no Albergue, desde que seja para solucionar um problema em definitivo. A ideia é ajudar para que as pessoas possam sair da condição em que se encontram e superarem o momento. O diretor destaca que não são atendidas pessoas em estado e comportamento alterado, com sinais de embriaguez ou outros tipos de drogas licitas ou ilícitas.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.