Albergue Noturno atende públicos específicos
Estimated reading time: 5 minutos
Até o fim do mês de janeiro, o Albergue Noturno Allan Kardec estará prestando atendimentos a públicos específicos. Devido a necessidade de férias da equipe, foi preciso readequar os acolhimentos noturnos e assim atender demandas específicas.
“A procura do Albergue continua seguindo o mesmo padrão desta época do ano”, explica o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber. “Ocorre que neste fim de ano nós tivemos que dar férias para todos os funcionários, diante disso, optamos por não contratar novos colaboradores para suprir esse período devido aos custos”.
Bebber explica que, com a equipe de trabalho reduzida, o Albergue precisou adequar os atendimentos para demandas específicas. “Até o fim de janeiro, estaremos atendendo apenas os casos especiais, por exemplo, que envolvem situações de doença, de senhoras e de mulheres com crianças que estejam em desabrigo, casos de pessoas com familiares internados na UTI – durante o dia essas pessoas ficam no aguardo no hospital e a noite passam no Albergue, entre outras situações avaliadas como especiais”.
NECESSIDADE – A previsão é que com o retorno do período de férias, os atendimentos retornem a ocorrer dentro da normalidade no início de fevereiro. Bebber pontua que foi a primeira vez que o Albergue precisou adotar essa medida, visto a necessidade que envolveu o departamento de Recursos Humanos. Ele também ressaltou que – como a receita do espaço funciona através dos trabalhos de promoção e de doações – não foi possível fazer novas contratações para suprir este período.
“As férias coletivas são em função da ausência de recursos. Hoje, nós continuamos os pagando os funcionários com recursos próprios. Nós temos que ‘correr atrás’ de dinheiro, fazer promoções, essas coisas em busca de recursos. Outro caso que é doação espontânea, contudo, são raras essas doações”, pontua.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O ALBERGUE – A manutenção do Albergue fica sob a responsabilidade do Grupo Espírita Fraternidade – entidade fundadora e mantenedora. Já são 31 anos de atuação. Neste período, a estrutura já recebeu melhorias e ampliações com foco em promover mais condições e humanidade para cada pessoa recebida.
O Albergue Noturno Allan Kardec tem uma proposta diferenciada para cada um que passa pelo local. De acordo com Bebber, o objetivo é dar à todas as pessoas necessitadas uma oportunidade para recomeçar a vida, proporcionando a inserção do albergado ao mercado de trabalho e sociedade organizada.
Da Redação
TOLEDO
Ampliação do Albergue trouxe melhorias nos atendimentos
No período de adaptação de alojamento para quartos – em 2022 – o Albergue Noturno Allan Kardec ficou quase oito meses sem atendimentos, mas não estava inativa. Conforme o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber, desde aquela época, o Albergue não recebe mais apoio do Município.
O processo contemplou a construção de uma área total de 262 metroS quadrados dividida em dois pavimentos. A obra permitiu que o espaço deixasse de ter características de alojamento passando para quarto.
No piso superior – área de 130 metros quadrados – é utilizado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, com espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. Já o piso inferior conta com um espaço para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação. Além disso, tem um local adequado para a realização do bazar permanente visando o autossustento da instituição.
“A ampliação trouxe impactos em termos de melhorias nos atendimentos, por exemplo na qualidade e segurança no atendimento às pessoas. Homens e mulheres pernoitam em blocos separados, com total segurança aos usuários. Nosso Albergue tem capacidade de atendimento normal para 44 pessoas, divididas em 13 quartos com acessibilidade, porém, em situação de emergência, é possível atender muito mais”, cita.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
MUDAR DE VIDA – “A pessoa interessada em sair da rua, ou em se estabelecer em Toledo, através de emprego formal, poderá ficar no Albergue o tempo necessário para conseguir alugar uma moradia. O objetivo específico é o amadurecimento espiritual dos atendidos, afim de que eles não permaneçam na condição de dependentes da sociedade. Através de palestras periódicas, mostramos-lhes a capacidade que todos têm de cuidar-se. O objetivo maior é dar-lhes a oportunidade do recomeço com dignidade, capacitando-os para gerir a própria vida com responsabilidade”, enfatiza ao acrescentar que às pessoas em situação de rua, o local oferece estrutura de sanitários para higiene pessoal e lugar apropriado para lavarem as roupas. “O único pré-requisito para o atendimento será o de estar sóbrio”.
Da Redação
TOLEDO
DOAÇÃO PARA O ALBERGUE
Os interessados em fazer parte do projeto podem ajudar com doações de recursos, para isso o Albergue Noturno Allan Kardec disponibiliza o PIX: 78684156000126 ou as contas bancárias: Caixa Econômica Federal Agência 0726– Corrente 2330-4 – Operação 003 CNPJ 78.684.156/0001-26 ou no SICOOB – Cooperativa 4351 – Conta 30744-0 CNPJ 78.684.156/0001-26.