Alunos retornam de encontro prontos para transformar realidade em escolas estaduais

Estimated reading time: 5 minutos
Alunos do ensino em tempo integral, destaques escolares como figuras de liderança, trocaram experiências, ideias e propostas sobre como transformar a realidade em suas escolas. São 228 estudantes da rede estadual do Paraná que durante três dias participaram do IV Encontro de Jovens Protagonistas, encerrado nesta quinta-feira (04), em Foz do Iguaçu, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). Agora, voltam para casa como uma transformação também pessoal e animados para colocar muitas coisas novas em prática.
“O encontro de Jovens Protagonistas é mais que um evento. É uma porta que se abre para oportunidades”, afirma Vitória Silva Costa, 16 anos, participante pela primeira vez. “Ser protagonista é uma experiência de vida incrível que traz muito aprendizado e permite que a gente leve muito do que aprendeu aqui de volta para a escola”.
Vitória é aluna do Colégio Estadual do Campo Antônio Lacerda Braga, do município da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, onde vive desde os 13 anos. Ela teve uma infância difícil, mas no ambiente proporcionado pela educação integral encontrou a oportunidade de mudar sua trajetória por meio do programa Jovens Protagonistas.
Ao estimular a proatividade, a responsabilidade e a liderança, o programa permite que os alunos assumam o protagonismo de suas próprias histórias e transformem suas vidas, estimulando sua autoestima e o desenvolvimento pessoal.
“Eu sou uma jovem preta e periférica que veio do pouco e que agora está trilhando um caminho para o muito. O protagonismo está do meu lado e quero que outros tenham a oportunidade de ser protagonistas de suas vidas”, acrescenta Vitória.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
PRIMEIRAS VEZES – Graziliane Baasch da Silva, 13 anos, era pura ansiedade quando foi selecionada para representar sua escola no encontro, ao ponto de mal conseguir dormir. Além da óbvia responsabilidade, Graziliane é a primeira protagonista surda a participar das quatro edições do evento.
“Estou conseguindo me relacionar bastante bem com os outros alunos, conseguindo me comunicar e aprendendo muitas coisas nas oficinas. Está sendo muito proveitoso”, comemora, sempre acompanhada de dois intérpretes.
Esta também foi a primeira vez em que a aluna do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Junior, de Curitiba, pôde visitar as Cataratas do Iguaçu. “Foi muito divertido fazer a trilha e ver as quedas d’água de perto. É até difícil descrever o sentimento”, diz.
Agora, Vitória, Graziliane e os demais Jovens Protagonistas desejam estender as conquistas a outros alunos, quando voltarem para seus colégios formados e transformados pela experiência. “Acho que todos deveriam se esforçar para se tornarem Protagonistas e sempre que posso incentivo isso. Eu gostaria que mais alunos pudessem participar das próximas edições”, afirma.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
JOVENS PROTAGONISTAS – Jovens Protagonistas são estudantes que dão apoio às equipes gestora e pedagógica e lideram ações em escolas do programa Paraná Integral.
Para este ano, o número de vagas do encontro dobrou e a faixa etária dos alunos participantes foi ampliada: do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os jovens foram divididos em dois grupos: 41 formadores – que participaram da edição anterior e retornam para compartilhar as experiências já aplicadas em suas escolas – e 186 cursistas, indicados pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs), que participam pela primeira vez.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“O Jovem Protagonista é o porta-voz do nosso modelo de educação integral”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. “Queremos formar futuros líderes do Paraná e do Brasil, com uma educação completa, integrada e estimulante”.
No Paraná, mais de 80 mil estudantes em 408 escolas da rede estadual já vivenciam a educação em tempo integral. Neste modelo inovador, a jornada escolar chega a até 45 horas semanais, com cinco refeições diárias e atividades práticas que tornam o aprendizado mais dinâmico.
AEN