Amigas do Bem Viver realiza acolhimento aos pacientes oncológicos e seus familiares

Estimated reading time: 3 minutos
Acolhimento aos pacientes oncológicos, empatia e solidariedade. Estas são as principais características da Organização Não Governamental (Ong) Amigas do Bem Viver. Guerreiros e guerreiras de todas as idades, assim como são chamadas por eles as pessoas que passam pelo tratamento de câncer, recebem o apoio de uma equipe multidisciplinar. Profissionais voluntários como nutricionistas, médicos e psicólogos também atuam, formando uma corrente do bem.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Todos que passam pelo acompanhamento, realizam um cadastro para que a ong entenda quais são as necessidades. Assim, realiza-se o atendimento personalizado, seja para moradores de Toledo ou de municípios da região. A vice-presidente Martha Boaro compartilha que “quando a pessoa recebe o diagnóstico, perde o chão, assim como a família também. Na região temos hospitais de referência, mas eles tratam do corpo em si”, explica ela, ao fazer referência que o atendimento da Amigas do Bem Viver é um espaço para cuidar também de outros aspectos daquele paciente em sua totalidade.
A guerreira Talita Dalpra venceu o câncer de mama em 2015 e o câncer de pulmão em 2020. O apoio recebido pela ong foi fundamental e hoje também é voluntária. Ela relata que “a gente dá valor à nossa vida e aos momentos, quando a gente senta numa recepção de um hospital oncológico e fica olhando como é aquele lugar. Eu me sinto realizada de ir lá e retribuir”. Para isso, dentre as iniciativas realizadas por ela e outros membros, está em uma vez por mês ir a estes hospitais e assim compartilhar gratuitamente os lanches para familiares e pessoas que estão em tratamento de radio ou quimioterapia.
Martha descreve que o atendimento na sede da instituição é realizado sempre com um café e um bolo na mesa. “Muitas pessoas podem pensar que é um lugar triste e de lamentação, muito pelo contrário. Você chega lá e é um ambiente de alegria e de descontração. É um momento de confraternização e celebração da vida”, completa.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
JANTAR DAS GUERREIRAS – No sábado, 25 de outubro, às 19h30, é realizado o Jantar das Guerreiras. É um evento beneficente em que será servido estrogonofe, frango, leitão assado e acompanhamentos, sendo que o ingresso é no valor de R$ 65. Para garantir presença, é necessário fazer o pix para a chave 33.765.218/0001-96 e enviar o comprovante para o contato 45 9147-7759.
CONVERSA OESTE – No episódio do podcast Conversa Oeste, a apresentadora Joana Magnabosco recebe Talita, da qual conta sua própria história de superação da doença, assim como recebe a vice-presidente Martha, em que compartilha mais detalhes da Ong. Para assistir ao episódio completo, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=ulRpe3Do1mc&t=2399s
Da Redação
TOLEDO