Cerca de 200 mil pessoas já foram atendidas no Albergue Allan Kardec

Estimated reading time: 7 minutos

Neste dia 22 de julho, o Albergue Noturno Allan Kardec completa 31 anos de atendimentos. A estrutura passou a funcionar no ano de 1994. São mais de três décadas de empenho na tentativa de proporcionar ajuda as pessoas em situação de rua, daquelas que precisam de apoio para um recomeço de vida.

“Em 31 anos de funcionamento e, em todo este período, atendemos aproximadamente 200 mil pessoas, de dezenas de nacionalidades”, cita o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber. “Ao abrigar uma pessoa, não estamos apenas protegendo e dando segurança a esta pessoa, mas também proporcionando segurança à comunidade em geral. Os benefícios que todos tivemos são inimagináveis. Celebramos, nesta data, a oportunidade de poder trabalhar. O trabalho faz qualquer pessoa feliz”, destaca.

A manutenção do Albergue fica sob a responsabilidade do Grupo Espírita Fraternidade – entidade fundadora e mantenedora. Durante estes 31 anos de atuação, a estrutura já recebeu melhorias e ampliações com foco em promover mais condições e humanidade para cada pessoa recebida.

DESAFIOS – Em relação aos obstáculos enfrentados, neste período, Bebber salienta que não existem desafios ou dificuldades maiores que a capacidade. “Quando Deus nos dá uma tarefa, igualmente nos dá os meios de realizá-la. As dificuldades maiores foram sempre financeiras”, comenta ao recordar que quando o Albergue precisou se readequar não encontrou no poder público o apoio necessário.

Bebber acrescenta que no período de adaptação de alojamento para quartos – em 2022 – a estrutura ficou quase oito meses sem atendermos, mas não estava inativa. Ele pontua que, desde aquela época, o Albergue não recebe mais apoio do Município.

CONQUISTAS – Para cada desafio também existem as vitórias. “Entre as conquistas destes 31 anos é preciso salientar o fato de nunca ter deixado de atender a ninguém por falta de espaço, essa foi nossa maior conquista, mesmo na pandemia, continuamos atendendo com os devidos cuidados, mas atendendo a todos” afirma.

RECOMEÇAR A VIDA – O Albergue Noturno Allan Kardec tem um proposta diferenciada para cada um que passa pelo local. Segundo Bebber, o objetivo é dar à todas as pessoas necessitadas uma oportunidade para recomeçar a vida, proporcionando a inserção do albergado ao mercado de trabalho e sociedade organizada.

“A pessoa interessada em sair da rua, ou em se estabelecer em Toledo, através de emprego formal, poderá ficar no Albergue o tempo necessário para conseguir alugar uma moradia. O objetivo específico é o amadurecimento espiritual dos atendidos, afim de que eles não permaneçam na condição de dependentes da sociedade. Através de palestras periódicas, mostramos-lhes a capacidade que todos têm de cuidar-se. O objetivo maior é dar-lhes a oportunidade do recomeço com dignidade, capacitando-os para gerir a própria vida com responsabilidade”, enfatiza ao acrescentar que às pessoas em situação de rua, o local oferece estrutura de sanitários para higiene pessoal e lugar apropriado para lavarem as roupas. “O único pré-requisito para o atendimento será o de estar sóbrio”.

PERFIL DA PESSOA ATENDIDA – Sobre o perfil das pessoas que buscam o Albergue, Bebber aponta que não existe a preocupação em levantar dados estatísticos. Ele explica que qualquer pessoa com necessidades pode constituir o público alvo do Albergue, independente de sexo, raça ou religião.

“Pessoas cujo familiares estão internados em hospitais, pessoas em situação de rua, pessoas carentes em trânsito, pessoas em estado de abandono, imigrantes, mulheres vítimas de violência doméstica, etc. Nossa instituição não tem público preferencial, o parâmetro para o atendimento é a necessidade. Atendemos e cuidamos de todos até a solução do problema”, reforça.

Durante este período de atendimento, Bebber cita que há pessoas que o Albergue atente faz mais de 25 anos. Ele comenta que o atendimento se limita a três dias por mês, pois o objetivo é atender a pessoa de forma completa, de maneira que deixem de depender da caridade pública, por isso, são realizadas palestras de conscientização e de capacitação no gerenciamento da própria vida.

“O Albergue não tem dono, os recursos vieram do povo de Toledo, logo, pertence aos toledanos, nós apenas administramos. Somos imensamente gratos a este povo por ter confiado em nós, até aqui, e esperamos continuar esta parceria, onde só Deus poderá pôr o ponto final. O trabalho é a felicidade do trabalhador, nos alimenta e dá sentido à vida. Muito obrigado ao povo que sempre amparou o Albergue em suas necessidades”, agradece.

De alojamento para quartos: ampliação permite melhorias nos atendimentos

No ano de 2022, o Albergue Noturno Allan Kardec foi ampliado. O processo contemplou a construção de uma área total de 262 metro quadrados dividida em dois pavimentos. A obra permitiu que o espaço deixasse de ter características de alojamento passando para quarto.

No piso superior – área de 130 metros quadrados –  é utilizado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, com espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. Já o piso inferior conta com um espaço para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação. Além disso, tem um local adequado para a realização do bazar permanente visando o autossustento da instituição.

“A ampliação trouxe impactos em termos de melhorias nos atendimentos, por exemplo na qualidade e segurança no atendimento às pessoas. Nosso Albergue está entre os melhores e mais completos Albergues do Brasil. Hoje, homens e mulheres pernoitam em blocos separados, com total segurança aos usuários. As pessoas LGBTQIA+ outrossim tem ala e banheiro exclusivos”, relata o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber.

ESTRUTURA GERAL – A estrutura do Albergue é composta de 730 metros quadrados dividida em: recepção, cozinha, refeitório, área de serviço, sala de leitura e televisão, banheiros para dez pessoas em uso simultâneo, bazar, sala para atendimentos individuais e despensa.

“Nosso Albergue tem capacidade de atendimento normal para 44 pessoas, divididas em 13 quartos com acessibilidade, porém, em situação de emergência, é possível atender muito mais”, conclui.

Mulheres e crianças tem uma ala exclusiva  Crédito: Janaí Vieira
Mulheres e crianças tem uma ala exclusiva Crédito: Janaí Vieira

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.