Ano bissexto: 2024 tem menos feriados prolongados

0 1.326

O ano de 2024 começou com uma particularidade no calendário. Com 366 dias é chamado de ano bissexto. A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias normais são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.

Contudo, além do dia a mais no mês de fevereiro, o ano de 2024 traz uma surpresa. De olho nas folgas, o trabalhador já identificou que durante os 12 meses ele terá poucos feriados prolongados, aqueles que dá para emendar com o fim de semana.

Serão três oportunidades de esticar a folga no primeiro semestre (no Carnaval, na Páscoa e Corpus Christi) e apenas uma no segundo semestre (Proclamação da República). Os demais feriados oficiais caem nos finais de semana ou no meio da semana.

Para a economia, qual impacto isso representa? A vice-presidente de Comércio e Serviços da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Francielle Rezzadori de Souza, comenta que para o comércio o impacto é menor quando há menos feriados prolongados. Principalmente, porque há muitos estabelecimentos que têm um bom faturamento aos sábados, e um feriado nesta data poderia prejudicar.

Contudo, em outros setores da economia, o feriado prolongado pode trazer grandes oportunidades. “Para o turismo o feriado é muito bom porque movimenta a rede hoteleira, bares e restaurantes, pontos turísticos e isso acaba trazendo pessoas para a região e o dinheiro circula na cidade”.

Francielle cita o exemplo das festas de final de ano. Toledo apresentou um show de Reveillon que atraiu milhares de pessoas de outras cidades. Isso trouxe uma movimentação positiva para o setor de turismo e de gastronomia. Ela enfatiza que é preciso aproveitar essas oportunidades para alavancar este setor em outros feriados do ano.

“Acredito que nós precisamos trabalhar muito no setor do Turismo, porque desta forma conseguimos fazer os recursos circularem em nossa cidade”, complementa.

NOVO FERIADO – Este é o primeiro ano em que haverá três feriados no mês de novembro. Uma novidade é que em 2024 haverá um novo feriado nacional: o Dia da Consciência Negra, que é em 20 de novembro e cairá numa quarta-feira. Antes, a data não fazia parte do calendário de feriados nacionais e nem era considerada ponto facultativo nacional. A folga dependia de lei municipal ou estadual.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário