Governo Estadual recebe o anteprojeto do trevo da Avenidas Egydio Munaretto e 1º de Maio

Estimated reading time: 5 minutos

O desenvolvimento exige investimento. O que antes era uma rotatória, agora, visa virar trevo. Uma necessidade logística para fomentar ainda o progresso no Oeste. Na quinta-feira (9), foi entregue ao secretário de Estado da Infraestrutura, Sandro Alex, ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi, na presença do deputado estadual Hussein Bakri, o anteprojeto de um trevo de duplicação entre a Avenida 1º de Maio e a Avenida Egydio Munaretto – PR 182.

O evento de apresentação desse anteprojeto ocorreu no Centro de Eventos Desireé Refosco – localizado na Vila Pioneiro. Autoridades municipais, regionais e estaduais estiveram presentes. Prefeitos de diversos municípios do Oeste prestigiaram o evento.

O obra é estratégica e visa modernizar o acesso viário, com foco em promover a mobilidade urbana, a segurança no trânsito, o escoamento das safras, além de fomentar o incentivo ao desenvolvimento local. O projeto passou por uma reformulação completa.

“O que nós estamos fazendo aqui é uma parceria iniciativa privada. O município entrega o projeto, o governo executa a obra, traz o desenvolvimento. É isso que nós estamos fazendo no Paraná”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi. “E é isso que o governador Ratinho Júnior fez durante todo o seu mandato”.

Curi explicou que essa iniciativa é uma parceria entre o poder público e o setor privado. Segundo ele, é uma modalidade comprovadamente eficaz para tirar projetos do papel, A empresa vencedora do processo licitatório elabora o projeto e ela mesma executa e entrega a obra. Dessa forma o Estado agiliza a execução de obras importantes e conta com o custeado por parte dos empresários do município.

“Toledo é um exemplo de gestão de cidade para todo o Brasil e eu como presidente da Assembleia tenho alegria muito grande em poder estar aqui”, declarou Curi. “Eu escutei muitas vezes da casa do meu avô, que foi deputado nove vezes e ele dizia: ‘Você quer saber se o Paraná vai bem? Vai lá no Oeste do Paraná. Se o Oeste vai bem, o Paraná vai bem. E o Oeste precisa de grandes representantes”.

TRAMITAÇÃO – “Nós estamos aqui recebendo um projeto grandioso, o que é uma pequena rotatória, um gargalo, um problema de segurança viária e de mobilidade, está nos sendo apresentado um projeto grande”, salientou o secretário de Estado da Infraestrutura, Sandro Alex.  “Nós estamos falando de um entroncamento pesado, talvez seja um dos grandes gargalos nossos. É algo importante para Toledo, mas também é importante para o Paraná esta obra. Nós vamos levar ao governador e vamos nos debruçar para finalizar, pois é um anteprojeto. Nós vamos tocar esse trevo como estamos tocando as demais obras do Paraná”.

O secretário de Estado da Infraestrutura explicou que para a execução do projeto é possível ocorrer através de processo licitatório integrado – a licitação do projeto executivo com a execução da obra – iniciativa que ocorre na Ponte de Guaratuba.

“A empresa que ganha a licitação, ela finaliza o projeto e ela executa a obra. Com isso, ganha inclusive no prazo, porque a empresa que faz o projeto, ela não pode nem dizer que o projeto está mal feito, pois foi ela que finalizou o projeto, então ela executa. Nós temos tido sucesso nessas obras integradas do Estado, prova disso é a ponte de Guaratuba e inúmeros viadutos, inclusive já entregamos. Não vai ser diferente aqui”, afirmou ao acrescentar que quando se trata de uma contratação integrada, o valor é sigiloso. “Nós temos uma média, mas divulgamos somente após a contratação da licitação”.

IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO – O líder do Governo na Alep, deputado estadual Hussein Bakri, enalteceu a importância das parcerias e reforçou o impacto que as obras apresentam para o desenvolvimento dos municípios. “Toledo é uma cidade que cresce, cresce muito e contribui com o desenvolvimento do Oeste, precisa de investimento”.

Já o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, reforçou a representatividade do município. “Essa é uma noite histórica. Essa é uma noite que tem um significado que vai muito longe, muito mais longe”, pontou. “Era um projeto de uma rotatória, sem desnível e, agora, estamos trabalhando com ele com nível, permitindo o contorno dos caminhões, permitindo um fluxo maior, separação de tráfego e a ligação do bairro sem interferência da estrada. É um projeto bem bonito. É um projeto que vai se adequar depois a duplicação”.

Costenaro ainda salientou que a obra beneficia o Oeste. “Todos nós vamos continuar desenvolvendo essa região junto com o nosso povo, determinando essa região que é uma das maiores e melhores do Brasil. Nós construímos aqui e alimentamos o mundo a partir daqui. Ninguém faz nada sozinho. Toledo é uma cidade que foi construída e chega, onde chega em seus 70 e poucos anos, como uma das melhores cidades do Brasil, porque aqui se trabalhou muito. Desde as pessoas mais simples, os grandes empresários, nós construímos muito. Todos têm o seu valor e o seu reconhecimento”, conclui ao agradecer as lideranças, aos empresários e a toda a comunidade.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.