Aos 15 anos, Akyu Myasava concorre a superprêmio na Stock Series pela Garra Racing

0 71

A Stock Series tem mais um talento confirmado no grid para a temporada 2024. Akyu Myasava chega para ser o piloto mais novo do campeonato e fará sua estreia em carros fechados competindo pela Garra Racing Team, equipe chefiada por Adilson Morari. Com apenas 15 anos, o paranaense nascido em Cascavel completará o trio do time com a catarinense Bruna Tomaselli e o gaúcho Guto Rotta.
Akyu carrega um sobrenome com tradição no automobilismo. Seu irmão mais velho, Gustavo Myasava, correu na categoria de acesso à Stock Car entre 2015 e 2021 e conquistou uma vitória, uma pole e cinco pódios. Agora, caberá ao jovem Akyu a missão de dar sequência ao legado dos Myasava nas pistas do Brasil.
A trajetória de Akyu Myasava nas pistas começou em 2017, quando o piloto tinha somente sete anos. No kartismo, se destacou com muitos títulos, como o de campeão do Sul-Brasileiro em 2021, na classe Júnior Menor; bicampeão paranaense, em 2022, na Júnior, e em 2023, na Graduados; e o de campeão catarinense correndo na categoria Júnior Menor.
A transição do kartismo para os autódromos veio no ano passado, quando Akyu correu na Fórmula Delta e obteve resultados significativos, conquistando quatro pódios. 

Foco na Stock Car — Impulsionado pelo superprêmio concedido ao campeão, o equivalente a R$ 2,5 milhões para que o competidor possa subir para a Stock Car Pro em 2025, Myasava sai dos monopostos para os carros fechados com o objetivo de alcançar o grid da principal categoria do automobilismo brasileiro.
“Desde meus cinco anos acompanhava meus pais e meu irmão Gustavo pelos kartódromos e autódromos do Brasil e do exterior. Tinha o sonho de chegar à Fórmula 1, como praticamente todos os pilotos que iniciam no kart, mas a realidade é outra”, pontuou Myasava.
“Então, tive de escolher uma categoria top de turismo que fosse nacional e proporcionasse oportunidade de crescimento e visibilidade aos patrocinadores, que é a Stock Car. Por isso, decidimos entrar na Stock Series nesta temporada e correr por uma equipe muito experiente e vitoriosa como a Garra Racing. Estou muito feliz e bastante ansioso para o desafio que terei pela frente em 2024”, adicionou.

Aprendizado — Chefe de equipe da Garra Racing Team, Adilson Morari conhece como poucos os caminhos das pedras a trilhar na categoria de acesso à Stock Car. O preparador enfatiza a importância da Stock Series para lapidar o talento de pilotos que chegam bem jovens ao grid, como o caso de Akyu Myasava.
“Estamos muito felizes por tê-lo na nossa equipe. É um menino que está vindo do kart, com um histórico muito legal. Ele é bastante novo, então isso nos deixa cheios de orgulho, uma vez que os pilotos estão entendendo que a Stock Series é uma categoria de formação, e para quem quer seguir carreira no automobilismo brasileiro esse passo é crucial”, disse.
“O Akyu vem para somar na equipe, em um ano que será de muito aprendizado para ele correndo de carro depois de uma temporada nos monopostos. Faz parte do processo. Vamos nos empenhar ao máximo para entregar a ele um equipamento competitivo nessa caminhada que ele tem de aprendizado ao longo do ano”, complementou Adilson.
A temporada 2024 da Stock Series começa no próximo fim de semana, entre 19 e 21 de abril, com a disputa da etapa no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Garra Racing Team
Sede: Caxias do Sul (RS)
Chefe: Adilson Morari

Akyu Myasava
Idade: 15 anos
Nascimento: 05/08/2008
Naturalidade: Cascavel (PR)
Status: estreante na Stock Series
Número: 18
Principais conquistas: no kartismo, foi campeão sul-brasileiro, bicampeão paranaense e campeão catarinense. Na Fórmula Delta, faturou quatro pódios em 2023

Calendário Stock Series 2024
Etapa / Data / Local
1ª – 21/04 – Interlagos (SP)
2ª – 19/05 – Cascavel (PR)
3ª – 30/06 – Velocitta (SP)
4ª – 28/07 – Goiânia (GO)
5ª – 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
6ª – 24/11 – Brasília (DF)
7ª – 15/12 – Interlagos (SP)

Deixe um comentário