Apada realiza bingo para angariar recursos
A Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada) de Toledo realiza no sábado (2) um bingo beneficente. Sem receber recursos do poder público, a Apada tem realizado diversas ações para arrecadar recursos e para isso conta com o apoio da comunidade para manter a entidade em funcionamento.
“A ação acontece nas instalações da entidade – localizada na Rua Caetano Severino Perin, Nº 494, no Jardim Gisela – com início às 14 horas. O bingo será simples com rodadas nos valores de R$ 5,00 a R$ 10,00”, comenta a presidente do Conselho Deliberativo da Apada, Marli Wagner.
De acordo com a presidente, a ação visa arrecadar recursos para despesas mensais da Apada, pois a entidade não conta com convênios provenientes dos órgãos público. Ela cita que manter os atendimentos, a manutenção e funcionamento da estrutura, a Apada trabalha com a produção de máscaras de proteção facial e bolachas caseiras para comercialização. Além disso, conta com o bazar e doações da comunidade. “Os recursos arrecadados com o bingo serão para manutenção da Apada”, declara.
LUTA PARA MANTER A ENTIDADE – As irregularidades na prestação de contas dos anos de 2013 a 2016 fizeram com que os convênios públicos fossem suspensos. Em 2017, profissionais que trabalhavam na entidade buscaram ajuda do Estado, pois estavam com salários atrasados.
Os impasses teriam ocorrido, supostamente, não por desvio de recursos, mas sim pela utilização de maneira indevida, por exemplo, determinado valor estava destinado à compra de material pedagógico e foi aplicado para a aquisição de alimentos. Esses equívocos resultaram em contas pendentes. O processo está ainda em análise na Justiça.
RETOMADA DOS ATENDIMENTOS – Após um período sem atividades, na data de 14 de fevereiro de 2019, a entidade retomou parte dos atendimentos ao público. Diante dos impasses que impedem o repasse de convênios, o atendimento em educação foi encerrado ainda em 2018. Com essa situação, as crianças que antes eram atendidas na Apada – na ocasião – precisaram ser matriculadas em outra instituição. O Ensino Fundamental não pode ser ofertado, porém, a comunidade adulta continua sendo assistida.
Da Redação
TOLEDO