Apada retoma atividades de 2024

0 182

A Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada) de Toledo já iniciou os atendimentos deste ano. As equipes têm trabalhado na produção de bolachas caseiras para comercialização e dessa forma manter a entidade em funcionamento.

Segundo a presidente do Conselho Deliberativo da Apada, Marli Wagner, somente os atendimentos na área de fonoaudiologia serão retomados no mês de fevereiro. “No momento, todas as tardes, acontecem os encaminhamentos ao mercado de trabalho, carteirinha para transporte, documentos”, relata ao mencionar que a Apada também faz doação de cesta básica para aqueles que precisam.

A entidade enfrenta o desafio de manter a estrutura em funcionamento apenas com a realização de promoções e doações, já que não conta com o aporte financeiro viabilizado por convênios. Possíveis equívocos na gestão econômica anterior impedem que os governos Municipal e Estadual possam repassar recursos a Apada.

“Para podermos fazer a Apada funcionar continuamos com a produção de bolachas e ‘calça virada’. Aceitamos doações de farinha, açúcar, nata e manteiga ajudar na nossa produção. Os interessados podem adquirir na entidade ou fazer pedido pelo telefone (45) 99981-7581”, pontua.

MANTER AS ATIVIDADES – Após um período sem atividades, na data de 14 de fevereiro de 2019, a entidade retomou parte dos atendimentos ao público. Diante dos impasses que impedem o repasse de convênios, o atendimento em educação foi encerrado ainda em 2018. Com essa situação, as crianças que antes eram atendidas na Apada – na ocasião – precisaram ser matriculadas em outra instituição.

O Ensino Fundamental não pode ser ofertado, porém, a comunidade adulta continua sendo assistida. Os atendimentos com os adultos continuam, no período da tarde acontecem os atendimentos. “Para 2024, nosso desejo é regularizar, realizar curso de libras e continuar com a manutenção”, conclui Marli.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário