Vereadores votam aporte à Festa Nacional do Porco no Rolete e mais quatro projetos

Estimated reading time: 8 minutos
A Câmara de Vereadores se reuniu, na tarde de segunda-feira (21), para votar cinco projetos de lei. A votação, em segundo turno, foi realizada na 3ª Sessão Extraordinária do ano. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes.
Entre as matérias está o Projeto de Lei n° 127/25, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a prestar apoio logístico, estrutural e cultural ao Clube Caça e Pesca de Toledo, visando à realização da Festa Nacional do Porco no Rolete.
O vereador Chumbinho Silva, líder de Governo, comentou que o Município não está aportando recurso financeiro em dinheiro para a festa, como aconteceu em outras edições. Para a edição deste ano houve uma mudança e é preciso mensurar o valor, onde poderão ser utilizados. “Eu peço que votem favorável entendendo que o Município tem que colaborar com esse evento assim como em outros eventos, mesmo que em escala menor”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O parlamentar Marcos Zanetti reforçou que a Festa Nacional do Porco no Rolete figura nos calendários nacional e internacional do ponto de vista gastronômico atraindo um público de vários lugares. “Ela transcende as estruturas do Clube Caça e Pesca e, por isso, que há essa necessidade da participação do Poder Público. Toledo já tem essa tradição; pois todas as comunidades do interior têm as festas programadas e o Município tem condição de dar o aporte”.
Ele complementou que a Festa também movimenta investimentos para o município. “Muitas pessoas que vieram saborear o prato enxergaram na cidade um potencial econômico e, através dessa percepção começaram a firmar raízes. É um aporte necessário para que a Festa possa fluir da melhor maneira possível”, citou.
O parlamentar também comentou que um evento com a movimentação da Festa Nacional do Porco no Rolete, em Toledo, proporciona uma grande contribuição social. “Acredito que o emprego é a melhor forma de fazer com que as pessoas tenham dignidade de receber o seu salário e possam comprar. Se formos imaginar a quantidade de alimentos e bebidas que são vendidos; é algo imensurável a quantidade de empregos que são movimentados. Muitos trabalhos extras são gerados nessa época. Temos que olhar esse viés também”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
MECANISMOS – O vereador Professor Oseias citou durante a discussão que pessoas que frequentam festas gastronômicas destacam a qualidade do evento realizado em Toledo. Ele também destacou que o evento movimenta vários setores da economia local. “A Festa ajuda a girar os mecanismos. A Festa para o município pode ter esse custo indireto de serviço público, mas ela contribui na riqueza de Toledo, sem contar na riqueza cultural. Ela reforça um patrimônio cultural. Qual é a característica do nosso povo? É acolhedor. Eu voto favorável e apoio todos as vezes”.
O parlamentar Ricardo Santos destacou que Toledo é exemplo de organização com a Festa. “Eu fico feliz em poder contribuir e votar a favor de uma parte cultural que é um patrimônio de Toledo, Festa Nacional do Porco no Rolete”.
O vereador Luiz Fritzen recordou as primeiras edições da Festa e o porquê da sua existência. “Falar em Festa Nacional do Porco no Rolete é resgatar a história de Toledo. A primeira economia forte era a criação de porco. Não havia um agricultor no interior que não tinha um ‘chiqueirinho’ com seus porcos, como se chamava na época; hoje tem um nome mais científico e bonito: suínos. Mas o Caça o Pesca mantém o nome até hoje. Os recursos repassados pelo Município em material retornam em dinheiro vivo através dos pagamentos de impostos”.
CONTRAPONTO – Durante a discussão do projeto, a vereadora Olinda Fiorentin, por sua vez, lembrou da primeira vez que apresentou o primeiro contraponto em relação aos investimentos na Festa Nacional do Porco no Rolete. Na ocasião, ela citou que foi contra aportar dinheiro para um clube particular que só entra associados. “Nós queremos que vocês compreendam que nós, vereadores, somos procurados por ‘Ns’ alternativas de ajuda. Eu vou votar favorável desta vez, mas vou colocar uma ressalva no que foi dito: uma Festa para o nosso povo, mas para o nosso povo humilde não. Eu fico feliz que vão passar parte do ingresso para o projeto Pequeno Amor da Hoesp. É bacana porque vai compartilhar com a entidade. Vou votar pela primeira vez favorável, mas vamos refletir”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O vereador Dudu Barbosa falou que é preciso reconhecer a importância que o Clube Caça e Pesca tem para o município e a divulgação que o Clube faz de Toledo valoriza as riquezas locais. “Eu entendo que a política tem que ser na prática, porque os problemas sociais não são de hoje; também concordo que pode ser uma Festa elitizada, mas ela busca captação de novas pessoas e recursos para o nosso município”.
Na oportunidade, o parlamentar Valdomiro Bozó sugeriu ao Poder Executivo para pensar em mais melhorias no Clube Caça e Pesca, como melhorias no acesso ao local, instalação de galerias e pavimentação. Já o vereador Odir Zoia reforçou que é preciso valorizar a cultura local, pois a Festa divulga o município. Já o parlamentar Bruno Radunz lembrou que a Festa é um patrimônio que não pode ficar de lado.
OUTRAS VOTAÇÕES – Outra matéria aprovada no dia foi o Projeto de Lei n° 097/25, de autoria do vereador Odir Zoia que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo o Festival Toledense de Artes e Tradições – Festoart. O autor da matéria lembrou que o Festoart chega em 2025 em sua 17ª edição consolidando como o maior festival de cultura de Toledo e um dos mais expressivos eventos tradicionais do estado. “O Festorat iniciou sua história em 2007 e é um evento de enorme relevância e cultura que promove valorização das tradições gaúchas e incentiva a produção artística local. Há um aquecimento notável da economia local. O CTG Chama Crioula tem essa iniciativa e nós fomos solicitados a fazer esse PL onde vai beneficiar muitas pessoas, a cultura gaúcha que está nas ‘veias’ da maioria dos cidadãos de Toledo”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Também foram aprovados o Projeto de Lei nº 105/25, do vereador Luís Fritzen que declara de utilidade pública municipal a Sociedade Cultural e Esportiva Dez de Maio – Socedema; e o Projeto de Lei nº 109/25 de autoria do vereador Bruno Radunz que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Agrícola Estadual de Toledo.
Ainda foi aprovado o Projeto de Lei nº 116/25, de autoria do vereador Valdomiro Bozó que declara de utilidade pública municipal a ATT – Associação dos Transportadores Terrestres Autônomos. “A Associação é uma categoria que faz muito pela nossa população levando nossos filhos até as escolas e os Cmeis e ela não é muito valorizada no município; que possamos valorizar essa categoria que tanto trabalha pelo nosso município”, finaliza o autor do projeto.
Da Redação
TOLEDO