CONSAMU: app permite acionar o SAMU pela internet, mesmo sem sinal de telefone

Estimated reading time: 3 minutos
O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (CONSAMU) lançou o aplicativo SAMU APP IPCOM. Com essa nova ferramenta é possível agilizar o atendimento em situações de urgência e emergência, pois permite acionar o serviço diretamente pelo celular mesmo sem sinal de telefone – desde que haja conexão com a internet.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Esse aplicativo deve ser baixado por toda a população”, destaca o diretor geral do Consamu, João Gabriel Avanci. “Ele já está disponível para os sistemas operacionais Android, iOS, iPhones e também para as outras marcas. A partir desse aplicativo, a grande novidade, a grande vantagem dele é que mesmo se você não tiver sinal de telefonia, mas se tiver internet, é possível com o aplicativo chamar 192”.
A plataforma permite que moradores dos 43 municípios consorciados acionem o serviço do SAMU 192 diretamente pelo smartphone. Ao utilizar a função Chamar SAMU, é recomendado que o GPS do celular esteja ativado para garantir maior precisão na identificação da localização. Caso o sinal de geolocalização não esteja disponível, o usuário poderá informar manualmente o local do atendimento. Durante o acionamento pelo aplicativo, o médico regulador recebe antecipadamente informações básicas do usuário e sua localização via GPS, o que contribui para uma regulação mais ágil e eficiente, facilitando o envio da ambulância, caso necessário.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
SEM SINAL – A iniciativa surgiu para atender usuários que enfrentam dificuldades com a oscilação ou ausência de sinal de operadoras de telefonia, especialmente em áreas rurais ou regiões mais afastadas. “O 192 é o número principal, é a maneira principal de se chamar o SAMU. Porém, quando a rede telefônica não tiver disponível por algum problema com as operadoras que, infelizmente, tem ocorrido com frequência ou se tiverem algum lugar onde não tem telefone, mas tem internet, nós vemos muito isso na zona rural. Nós percebemos essa necessidade da população, principalmente do interior, e também naqueles locais onde o telefone falha”, pontua.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações do Consamu