Ar-condicionado: manutenção preventiva precisa ser realizada com periodicidade

0 297

Os aparelhos de ar-condicionado ajudam a melhorar os espaços de trabalho e conseguem proporcionar um clima mais ameno nas residências. Diante das elevadas temperaturas, as pessoas que possuem os aparelhos tende a utiliza-los por horas e horas. É importante que a manutenção desses equipamentos aconteça com regularidade, seja realizada por um profissional e siga as recomendações do fabricante.

A manutenção preventiva do aparelho ajuda a garantir o prolongamento do tempo de ‘vida útil’ do equipamento. Além disso, também evita problemas respiratórios que podem ser causados pelo acúmulo da sujeira no ar-condicionado como asma, rinite, ressecamento do muco pulmonar, entre outras.

Segundo o vendedor, Junior Almeida, o recomendado é que o aparelho seja avaliado por um profissional no período de três a seis meses no máximo. Isso varia de acordo com a empresa fabricante e, principalmente, conforme a utilização do equipamento.

“Em estabelecimentos comerciais, por exemplo, locais que geralmente o ar-condicionado fica ligado aproximadamente 8 horas por dia ligado é primordial fazer a manutenção com mais frequência. Já nas residências quando o tempo de utilização é reduzido pode esperar até próximo as seis meses. Isso são recomendações que devem ser seguidas”, declara.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO – De acordo com Almeida, a manutenção precisa ser feita por um técnico habilitado para tal serviço. Ele destaca que tais cuidados que envolvem o bom funcionamento do aparelho vão além da limpeza e troca dos filtros, existe uma série de outros itens que precisam ser checados como o isolamento das unidades, o contato da parte elétrica, o sistema de drenagem, entre outros.

“O trabalho de manutenção especializada, geralmente, consiste na remoção do aparelho da parede, verificação de todos os itens, higienização, secagem e reinstalação do equipamento. O tempo de realização de todo o processo depende do modelo de ar-condicionado, necessidade de revisão e facilidade de retirada e colocação no local”, salienta.

Almeida reforça que é importante não esquecer que o aparelho precisa de manutenção preventiva, não lembrar apenas quando deixou de gelar ou nos casos em que é possível ver a sujeira acumulada.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário