Prefeito de Assis assina contrato com produtores da Agricultura familiar

0 211

Na tarde desta segunda-feira (20), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Assis Chateaubriand, foi realizada a assinatura dos contratos entre o município e 13 agricultores, uma associação , sendo a APOAC– Associação dos Produtores Orgânicos de Assis Chateaubriand e três cooperativas dos municípios de Cafelândia, Ampére e Quatro Pontes. Esses contratos visam o fornecimento de alimentos para a merenda escolar, incluindo legumes, frutas, verduras, pães, bolachas caseiras, macarrão caseiro, nhoque de mandioca, polpa de fruta, suco de uva integral, colorau e frango caipira.

Os produtos serão entregues semanalmente nas escolas e CMEIs, de acordo com a produção dos agricultores e o cronograma de panificados estabelecido pelas nutricionistas da Secretaria de Educação. Essa iniciativa visa garantir uma alimentação saudável e de qualidade para os estudantes do município.

É importante ressaltar que o município recebeu aproximadamente R$ 597 mil do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em 2023, dos quais R$ 486 mil foram destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar, totalizando 81,55% do montante repassado. Vale destacar que, por lei, o município teria a obrigação de destinar no mínimo 30% desse valor para a compra de produtos da agricultura familiar, mas a aquisição foi superior a 80%, demonstrando o compromisso com os agricultores locais.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, assegurou que a parceria com os agricultores e cooperativas é fundamental para oferecer uma alimentação mais saudável aos alunos das escolas municipais. Essa parceria entre o município de Assis Chateaubriand e os produtores locais reforça o compromisso com a promoção da agricultura familiar e o incentivo à produção sustentável de alimentos.

A Secretária de Educação e Cultura, Fátima Sobral, ressaltou a importância da valorização da agricultura familiar e do estímulo à produção de alimentos orgânicos no município.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco do Nascimento, enalteceu a iniciativa e destacou os benefícios que ela trará para a comunidade escolar.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças, Cloves Angeleli, o Secretário de Governo, Ademir Adilson Dioto, a Secretária de Trabalho, Emprego e Turismo, Milene Angeleli, o Secretário de Agricultura Rodrigo Lazzari Hendges, a chefe da Unidade de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Alessandra Gonçalez Ribeiro Silva, além das nutricionistas da Educação, Janaina Iara Lopes Vidal e Kelli Roberta Pereira Outa.

A iniciativa contribui não apenas para a melhoria da qualidade da merenda escolar, mas também para o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento sustentável do município.

Deixe um comentário