Assistência Social alerta para atualização obrigatória do Cadastro Único
Estimated reading time: 3 minutos
A Secretaria de Assistência Social emitiu um alerta importante para as famílias de baixa renda: a necessidade de manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) rigorosamente atualizados. Principal porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal, o sistema exige uma renovação cadastral a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na composição familiar.
Manter as informações em dia é o que garante o acesso a uma ampla rede de proteção social. Entre os benefícios vinculados ao CadÚnico, destacam-se o Bolsa Família, Auxílio Gás, ID Jovem, Minha Casa Minha Vida, ProUni e FIES, além de tarifas sociais de energia elétrica e água, Carteira da Pessoa Idosa e Auxílio Funeral.
QUANDO E ONDE ATUALIZAR – A regra é clara: a atualização deve ocorrer, no máximo, a cada 24 meses. No entanto, o coordenador do Cadastro Único, Everton Chaves Maria, reforça que qualquer alteração no cotidiano da família deve ser comunicada imediatamente.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“É primordial manter os dados atualizados caso mudem de endereço, as crianças troquem de escola, cheguem novas pessoas na casa ou alguém mude de emprego. Se isso não ocorrer, a família precisa procurar o CRAS para evitar o bloqueio de benefícios”, alerta o coordenador.
Para realizar o procedimento ou solicitar uma nova inscrição, o responsável familiar deve comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de seu bairro ou ao mais próximo de sua residência.
CRITÉRIOS – Podem se cadastrar famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 810,50) por pessoa. Famílias que excedem esse valor também podem ser inseridas para participar de programas ou serviços específicos.
Para consultar a situação cadastral sem sair de casa, o cidadão pode acessar o site cadunico.dataprev.gov.br ou utilizar o aplicativo oficial do Cadastro Único disponível para smartphones.
Da Redação
Com informações da Assessoria
TOLEDO
É necessário apresentar os documentos de todos os moradores da casa:
– RG e CPF;
– Certidão de Nascimento e de Casamento;
– Carteira de Trabalho e Título de Eleitor;
– Comprovante de Residência e Declaração de Matrícula Escolar (para crianças e jovens).