Assistência Social planeja ação de acolhimento da população em situação de rua em noites de frio extremo

0 9

As baixas temperaturas dos últimos dia indicam que o inverno está próximo. As noites geladas têm sido um desafio para a população em situação de rua. Toledo conta hoje com um alojamento – um espaço que está migrando para Casa de Passagem – já instituído para receber esse público com a assistência necessária, principalmente no período mais frio do ano.

A secretária de Assistência Social, Solange Silva dos Santos Fidelis, explica que o espaço tem perspectiva para receber 20 pessoas podendo estender até 30. O local também possui um quarto separado para as mulheres. Contudo, o espaço não comporta toda a população em situação de rua do município. Muitos deles, por escolha própria, acabam não aderindo a assistência.

“Mesmo assim nossa equipe de Abordagem Social continua com o trabalho com essa população. Também estamos buscando uma alternativa para uma ação pontual para as noites mais frias e com temperaturas muito baixas como ocorreu no ano passado quando foi realizada uma busca ativa”.

MUDANÇA – O Município ainda em 2020, instituiu o Serviço de Alojamento Provisório para as pessoas em situação de rua. O atendimento aconteceu no Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni (CCR), no Jardim Coopagro. Os assistidos eram encaminhados para o local por meio de busca ativa das equipes de Abordagem Social ou por livre procura do Centro de Referência em Assistência Social (Creas II), vinculado à Secretaria.

“Em fevereiro deste ano nos mudamos para a sede oficial próximo ao Centro de Saúde e estamos numa transição da instituição para Casa de Passagem. Também estamos trabalhando numa nova ação para o inverno deste ano no sentido de atender a população em situação de rua que não aderiu ao convite para o alojamento para que possa ser assistida nas noites mais frias em um local mais seguro”.

Solange lembra que atualmente, a população de rua é recenseada e através do cadastro na Assistência Social e todos recebem atendimento pela equipe de Abordagem Social com kit de higiene, alimentação nos restaurantes populares, entre outros.

SOLIDARIEDADE – Aqueles que também quiser colaborar com o atendimento à população em situação de rua pode ligar no Creas II através do número 3378 1267 para doação de roupas, calçados, cobertores e alimentos ou ainda fazer a entrega diretamente aos grupos.

“É importante que a população mantenha a perspectiva de solidariedade. Sempre reiteramos que o Creas é o espaço de referência, uma porta de entrada para o acolhimento e mesmo com as negativas recorrente, a equipe faz a abordagem e o atendimento permanente à população em situação de rua”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário