Assistência Social realiza 1º Encontro Municipal de Famílias Acolhedoras

O programa Família Acolhedora de Cascavel é referência internacional, considerado o maior da América Latina. Além da grandiosidade, a ação também é sinônimo de empatia e cuidado ao próximo, uma vez as famílias prestam o acolhimento de forma voluntária às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, seja por violência, negligência ou abandono.

E para celebrar essas pessoas de boa vontade que a Secretaria de Assistência Social de Cascavel realizou nesta sexta-feira (21), o 1º Encontro Municipal de Famílias Acolhedoras. O evento é em alusão à Semana da Conscientização sobre o Acolhimento Familiar.

Atualmente, o programa conta com 140 famílias, que prestam o acolhimento a cerca de 230 crianças e adolescentes. Os participantes recebem um auxílio que pode chegar a mais de R$ 1,5 mil. 

O secretário da pasta, Hudson Moreschi Jr, destaca que o evento é para promover uma troca de experiências entre as famílias. “É um espaço de proteção, carinho e respeito ao próximo. Por isso, estamos aqui, dando oportunidade das famílias acolhedoras exporem suas experiências com acolhimento das crianças, falar quais são os desafios, as oportunidades, o sentimento que têm quando acolhem, as questões do amor; que é a palavra que se repete nessa atividade, e também refletir sobre a questão de limites, que também são necessários para a educação dessas crianças e adolescentes, limites que muitas vezes as famílias de origem não puderam transmitir”, observa. 

O programa do governo municipal tem um financiamento anual de R$ 5 milhões. “Sem as famílias acolhedoras não teríamos esse alcance de proteção de tantas crianças e adolescentes e ser essa referência”, conclui Moreschi.

CASCAVEL

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.