Com ouro e prata, atleta de Toledo faz história no Panamericano

Estimated reading time: 3 minutos
A seleção brasileira de tênis de mesa encerrou nesta quinta-feira, 11, na Guatemala, a sua participação no Campeonato Panamericano da categoria sub-13 e mais uma vez, um atleta formado nas categorias de base de Toledo, ganhou posição de destaque.
Gustavo Avelar, de apenas 13 anos, que já havia garantido o título sul-americano, desta vez ignorou várias promessas de Estados Unidos e Canadá, que naturalizam para jogar, atletas chineses e indianos, que são países que dominam o tênis mundial, e conquistou dois feitos históricos para Toledo e para o país.
Quando entrou no ginásio para enfrentar os primeiros adversários, Avelar ignorou o peso da estreia e a pressão estrangeira na América Central e ajudou o Brasil a conquistar a medalha de prata na competição por equipes e depois garantiu o ouro na dupla masculina, na parceria com Arthur Jacob, ao derrotar em 3/0 os equatorianos Boris Villavicencio e Jusue Perez.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Além de evidenciar a condição de referência da modalidade no país, segundo o técnico Emerson Aparecido Jeronimo, o resultado teve dupla importância. “Com essa conquista, foi possível medir a verdadeira dimensão e a seriedade do trabalho que é desenvolvido no tênis de mesa local. E dessa maneira, temos a satisfação de colher resultados expressivos a nível regional, estadual, nacional e até internacional, exclusivamente com atletas formados dentro do nosso projeto”, afirmou o treinador que também vê os resultados como incentivo aos demais atletas da equipe.
Com as duas medalhas conquistadas no Pan, Avelar teria garantido uma vaga na seleção que disputará o Mundial deste ano, no entanto, a categoria não estará em disputa.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
PROJETO
Assim como vários potenciais atletas, Gustavo Avelar faz parte do Projeto de Tênis de Mesa de Toledo, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Esportes e Lazer e Educação do município. Além da Prefeitura, o projeto também conta com apoio do Yara Country Clube, Orca Contabilidade, Federação de Tênis de Mesa do Paraná e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
Assessoria