Audiência Pública debate serviços prestados pela Copel em Toledo

Estimated reading time: 4 minutos
Motivada pelas constantes queixas da comunidade sobre a prestação do serviço, a Câmara de Toledo realizou na noite da terça-feira (29), audiência pública relativa aos serviços prestados pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). O evento aconteceu no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, localizado na sede do Legislativo, e contou com uma expressiva participação da população, representantes da Copel, Procon, OAB, Ministério Público, Acit e imprensa.
A audiência foi conduzida pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTA), a partir de pedido realizado pelo vereador Marcos Zanetti (Cidadania). A CTA é composta pelas vereadoras, Katchi Nascimento – presidente, Professora Marli – vice-presidente e os vereadores Sérgio Japonês – secretário, Odir Zoia e Valtencir Careca como membros, todos presentes na audiência.
Katchi Nascimento conduziu as discussões, centradas em questionamentos sobre quedas de energia, aumentos nas faturas de luz e outras falhas na prestação do serviço. Moradores da cidade e da zona rural compartilharam relatos e manifestaram preocupação com a situação. Na área rural, as queixas envolveram perdas na produção, grande número de chamados sem solução e cobranças elevadas nas faturas. Muitos produtores, indignados, exigiram explicações e expressaram sua insatisfação.
Em uso da palavra, Marcos Zanetti ressaltou que o encontro busca soluções. “Temos recebido muitas reclamações, principalmente após a troca dos medidores inteligentes. O sentimento de indignação é constante, mas nosso objetivo é a melhoria do serviço. Queremos sair daqui com um compromisso firmado em busca de soluções concretas”, afirma o vereador.
O promotor de Justiça, Dr. Giovani Ferri, apresentou dados levantados pela promotoria sobre cabos e fios soltos. “Cabeamento e fiação solta na cidade – a promotoria recebeu essas reclamações. Fizemos uma amostragem e sabemos que há mais pontos assim na cidade. A Promotoria está aberta para receber demandas sobre, mas reitero que precisamos buscar soluções junto a Copel sobre essas falhas na execução do serviço”.
Durante a audiência, o Procon informou que, no mês de abril de 2025, foram registradas 49 reclamações de consumidores, sendo a maioria relacionada ao aumento nos valores das faturas. A entidade destacou que atua como mediadora nos conflitos entre os consumidores e a Copel, e reforçou que está à disposição para orientações e atendimentos. O agendamento deve ser feito pelos seguintes contatos: (45) 3196-2440 e (45) 99973-6854 (WhatsApp).
Copel
Carlos Galina – Gerente do Departamento de Operação de Campo Oeste, Francisco Ávila – Equipe do Projeto Redes Elétricas Inteligentes (REI), e Hemerson Orcesi – Gerente da Base de Serviços de Campo Toledo, representaram a companhia e trouxeram dados sobre a atuação no Estado. Segundo Francisco Ávila, em Toledo, cerca de 30% dos medidores já foram trocados.
Durante o evento, a Copel disponibilizou uma equipe para realizar atendimentos presenciais, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos consumidores. De forma geral, os representantes da empresa se colocaram à disposição para buscar soluções e oferecer suporte. Foi disponibilizado um canal direto de contato para eventuais necessidades: (41) 99282-1047.
Presença dos Vereadores
Estiveram presentes na audiência, os vereadores: Chumbinho Silva (PP), Olinda Fiorentin (PSD), Roberto de Souza (PT), Ricardo Santos (Republicanos), Luís Fritzen (PP), Gabriel Baierle (União), Valdir Gomes (União), Jairo Cerbarro (DC), Dudu Barbosa (MDB).
A audiência, que durou mais de 3h, pode ser conferida na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=MlD6aAigxAY
CÂMARA DE TOLEDO