Cultura percorre o Estado com audiências públicas sobre a Política Nacional Aldir Blanc

0 89

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) está conduzindo uma série de audiências públicas pelo Paraná para colher impressões e contribuições da sociedade civil sobre a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa visa impulsionar projetos culturais por todo o Estado, promovendo uma cultura mais inclusiva, diversa e eficaz.

Para a região do Litoral, a audiência já está com local definido: a Estação Ferroviária de Paranaguá, nesta quarta-feira (22). Em Pato Branco, no Sudoeste, a audiência, que foi adiada devido a condições meteorológicas, agora está agendada para a próximo domingo, 26 de maio. Além disso, ainda nesta semana, haverá audiências em Ponta Grossa e Curitiba, programadas para esta quinta e sexta-feira (23 e 24), respectivamente.

Nos últimos dias, a SEEC conduziu encontros em várias macrorregiões do Estado, incluindo o Centro-Sul, Oeste, Nordeste (Norte e Norte Pioneiro) e Noroeste, com audiências em Guarapuava, Cascavel, Londrina e Maringá. Os eventos contam com o apoio dos Agentes Regionais de Cultura (ARCs), profissionais da SEEC que atuam em suas respectivas macrorregiões do Paraná, desempenhando um papel crucial na descentralização e fomento das atividades culturais.

“Os participantes trouxeram contribuições significativas, abrangendo diversas áreas como artesanato, literatura, teatro, artes visuais, circo, games, museus, além de produtores de teatro e eventos culturais”, destacou Juliana Tonin, agente regional de cultura da Macrorregião Oeste.

Ana Paula Mariano, agente regional do Nordeste, ressalta o valor das audiências públicas como espaços de interação e construção. “É o fortalecimento e o crescimento efetivo das políticas públicas de cultura”, concluiu.

Cezar Felipe Farias, agente regional de cultura da macrorregião Noroeste, destaca a abertura das audiências. “São acessíveis a todos, inclusive representantes governamentais, permitindo que as necessidades da população regional sejam expressas e consideradas”, afirmou. Ele também cita a ampla participação dos municípios de sua região.

Audiências públicas PNAB

As audiências públicas são um instrumento essencial para a construção de políticas públicas de cultura. Elas permitem que trabalhadores e trabalhadoras da área participem ativamente na formulação de políticas, garantindo que suas necessidades e ideias sejam ouvidas e consideradas. Por meio dessas reuniões, a SEEC pretende coletar sugestões e opiniões que ajudarão a moldar a implementação da PNAB no Paraná.

Todas as macrorregiões do Paraná serão contempladas. Veja o cronograma:

Litoral

Paranaguá – 22/05/2024, das 18h às 21h

Estação Ferroviária

Av. Arthur de Abreu, 44, Centro Histórico – Paranaguá

Inscrição: https://forms.gle/x4MkhBZfRTzWLuvi8

Campos Gerais

Ponta Grossa – 23/05/2024, das 18h às 21h

Campus Central da UEPG

Praça Santos Andrade, 01 – Centro

Inscrição: https://forms.gle/MtRkHf7uxZZfp6jt8

Capital

Curitiba – 24/05/2024, das 18h às 21h

Auditório Brasílio Itiberê (Edifício anexo à Secretaria de Estado da Cultura)

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Inscrição: https://forms.gle/Y7sXYpNEQZnZEjQA7

Sudoeste

Pato Branco – 26/05/2024, das 15h às 18h

Complexo Cultural (anexo ao Parque de Exposições)

Rua Benjamin Borges Santos,1121 – bairro Fraron

Inscrição: https://forms.gle/NL6CSF2PF8nHYVSt5

Deixe um comentário