Estado empossa 100 novos auditores fiscais para atuar na transição da Reforma Tributária
Estimated reading time: 4 minutos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual do Paraná, deu posse nesta quinta-feira (15), para 100 novos auditores fiscais aprovados no concurso público estadual. A nomeação dos profissionais ocorre em um momento crucial de início da Reforma Tributária e a consolidação do programa Confia Paraná, focado na conformidade cooperativa e fiscal para ampliar a eficiência da arrecadação e aprimorar os mecanismos de fiscalização.
Durante a cerimônia, o Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, enfatizou que o reforço no quadro técnico é fundamental para que o Paraná mantenha o protagonismo econômico durante a transição para o novo modelo tributário sobre bens e serviços. “A chegada dos novos auditores fortalece a capacidade técnica do fisco para garantir uma transição prudente e assim ampliar a eficiência da arrecadação, garantindo mais segurança e equilíbrio às contas públicas e refletindo a qualidade dos serviços prestados à população paranaense”, expõe.
O auditor fiscal exerce uma função central na estrutura da Receita Estadual, sendo responsável pela arrecadação de tributos e pela fiscalização do cumprimento das obrigações fiscais por parte de empresas e cidadãos. A atuação desses profissionais é fundamental para assegurar que os impostos sejam recolhidos corretamente, viabilizando investimentos em áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Os novos servidores, além de atuar na estruturação do novo modelo de consumo, irão desempenhar atividades como fiscalização, auditoria, análise de documentos fiscais e relacionamento com o contribuinte para dar maior transparência e orientação entre o fisco e as empresas. Para os empossados, a chegada à Receita Estadual representa o início de uma trajetória marcada por responsabilidade, compromisso com o interesse público e atuação técnica em prol do desenvolvimento do Paraná.
Gabriel Fernandes, um dos novos auditores fiscais empossados, afirma que o momento é de gratidão e destaca a importância de construir e fortalecer relacionamentos, de forma colaborativa, para que os objetivos da Receita Estadual sejam plenamente alcançados. “É uma sensação de que todo esforço valeu a pena. Para além da significativa mudança na esfera pessoal, aprender e desenvolver habilidades para bem contribuir para o funcionamento do Estado”, explica.
Além das atividades de fiscalização e julgamento, os auditores fiscais também exercem um papel educativo junto à sociedade, esclarecendo dúvidas, respondendo consultas tributárias e participando de programas de educação fiscal. Esses profissionais ainda atuam na análise da arrecadação, na previsão de receitas e no estudo de propostas de revisão da legislação tributária, utilizando ferramentas tecnológicas avançadas, como inteligência artificial e análise de grandes volumes de dados, para tornar a fiscalização mais eficiente e combater a sonegação.
A diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta, ressaltou que a incorporação dos novos auditores fortalece o corpo técnico da instituição. “Os novos profissionais vão contribuir para a modernização dos processos, para o uso cada vez mais intensivo de tecnologia e para uma atuação mais eficiente da Receita Estadual, alinhada às transformações da economia e às demandas da sociedade”, acrescenta.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O ingresso dos novos profissionais na Receita Estadual simboliza a oportunidade de contribuir ativamente para a justiça fiscal e para o fortalecimento das finanças públicas. “Somos o elo vital entre a arrecadação ética e o desenvolvimento do Estado. Cada degrau para alcançar este feito foi marcado por muitas renúncias em prol dos estudos. Essa trajetória me deu a segurança necessária para assumir este novo desafio no Paraná com total comprometimento”, afirma Natália Carvalho, nova auditora empossada.
PRESENÇAS – Participaram da posse também representando o presidente da OAB, Luiz Fernando Casagrande, a secretária de Comissão de Direito Tributário, Flávia Treiger; o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Paraná, Lindolfo Timm; o diretor-geral da Sefa, Luiz Budal e o diretor-adjunto da Receita Estadual, Davidson Lessa.
AEN