Período de férias exige atenção redobrada aos estoques de sangue
Estimated reading time: 5 minutos
Durante o período de férias, a doação de sangue se torna ainda mais essencial para manter o atendimento nos hospitais e unidades de saúde. Com a mudança na rotina e o aumento das viagens, os estoques dos hemocentros costumam registrar queda, enquanto a necessidade por transfusões permanece constante.
Manter o compromisso com a doação nesse período é fundamental para assegurar atendimento a pacientes em cirurgias, tratamentos contínuos e situações de emergência. O sangue doado é indispensável para cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, atendimentos de urgência e emergências, como acidentes de trânsito, que tendem a crescer neste período com mais pessoas viajando. Por isso, a contribuição voluntária ajuda a garantir estoques adequados e pode salvar vidas.
Nesta semana a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), fez um apelo à população para a doação de sangue dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-). As doações são para as 23 unidades da Hemorrede Paranaense, fornecendo hemocomponentes a 384 hospitais. Os estoques desses tipos sanguíneos estão baixos nas unidades do Estado, o que reforça a importância da participação dos paranaenses que possuem essa tipagem.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Na Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue) o estoque ainda está normalizado, contudo o farmacêutico e coordenador interino Renan Berti Pereira explica que há sempre a necessidade atualização do estoque por conta do prazo de validade dos hemocompomentes. “O concentrado de Hemácias, que é o hemocomponente que mais tem saída, tem um prazo de validade que varia de 35 a 42 dias, por isso sempre precisamos das doações porque o hemocomponente tem sua vida útil, então é preciso manter o estoque bem preenchido”.
Ele salienta que a Unidade fornece hemocomponentes para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde (RS), que atualmente atende 15 instituições de saúde da região. Com as festas e recesso de final de ano, tende a reduzir um pouco o volume de doações no Banco de Sangue. O apelo do Hemepar é para a população manter o ritmo de doações mesmo no período de férias. Para maior conforto e organização dos trabalho, o doador pode fazer o agendamento com antecedência pelo site da Sesa, no endereço www.saude.pr.gov.br .
ALTERAÇÕES – No Banco de Sangue de Toledo, a rotina e o fluxo de trabalho nas duas primeiras semanas do ano sofreram algumas alterações devido o período de férias de servidores. Na segunda-feira as doações podem ser feitas no período da manhã, das 7h30 às 10h30 e no período da tarde das 13h às 15h. Na terça, quarta e quinta as doações são realizadas somente no período da manhã, entre 8h e 10h30. Na sexta-feira não há agendamento por enquanto.
Pereira enfatiza a importância do agendamento online, e caso o doador não puder comparecer, deve comunicar o Banco de Sangue previamente para substituir a vaga. “Sempre tem alguns faltantes ou cancelamentos inesperados em cima da hora; doadores que não confirmam a sua doação. Por isso, nós fazemos esse apelo à população para que sempre confirme essa doação para que possamos sempre ter a agenda completa para que não haja faltas e, consequentemente, possa faltar nos estoques posteriormente”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
DOAÇÃO – O sangue captado na Hemorrede é utilizado para atender a demanda de 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Cada doação gera, em média, de 450 ml a 470 ml de sangue e cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado). Assim, uma única bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas.
“Por isso os doadores têm que se conscientizar em relação ao compromisso de fazer a doação. Quando não puder comparecer entre em contato para desmarcar essa doação para que possamos abrir a vaga novamente”, salienta.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria