Com estoque regular, Banco de Sangue alerta sobre informações equivocadas

Estimated reading time: 5 minutos

A doação de sangue é um ato de solidariedade. Quem faz, faz pensando em ajudar o próximo. Para a Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) manter o estoque regular é preciso contar com a colaboração dos doadores. Recentemente, foram divulgadas informações de que o estoque estava vazio, contudo, isso não procede e, no momento, o estoque está regular.

A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto, destaca que é importante destacar que cada transfusão é um caso a ser analisado. “Campanhas de doação de sangue da sociedade civil em geral, devem seguir alguns critérios e ainda obter – junto as unidades do Hemepar -informações adequadas sobre a posição dos estoques e demandas urgentes, evitando assim potenciais transtornos para candidatos a doação e, até mesmo, para o serviço de hemoterapia que, por vezes, apresenta um teto de atendimentos e nem sempre é compatível com a demanda da sociedade para uma campanha em específico”, alerta.

Vania aponta que as doações acontecem mediante agendamento e as bolsas passam pela ‘quarentena’ que tem duração de aproximadamente 24 horas. “O Banco de Sangue de Toledo esclarece que todas as bolsas de sangue que são coletadas diariamente na Unidade, passam por um processo de quarentena. Essas bolsas, são processadas/divididas nos quatro hemocomponentes a saber: concentrado de hemácias que tem validade de até 42 dias, plaquetas com validade de até cinco dias, e plasma e crioprecipitado com validade de um ano”.

A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo comenta que a quarentena dura aproximadamente 24 horas – que compreende o tempo para a realização de todos os testes sorológicos (hepatite, HIV, sifilis, HTLV e chagas) e de tipagem sanguínea, os quais determinarão se a bolsa poderá ou não ser utilizada para transfusão. As bolsas com algum exame reagente/positivo são descartadas.

ATENDIMENTOS – Dessa forma, as bolsas que são doadas serão liberadas em até 24 horas. Vânia destaca que todos os pacientes que estão hospitalizados e precisam de transfusão de sangue são atendidos da forma mais rápida possível e sempre é realizada a busca, nos estoques e, se necessário, fora da região, da bolsa mais compatível possível com a necessidade de cada paciente.

“Pacientes que realizam transfusões de repetição, geralmente, diagnosticados com algum tipo de doença do sangue (anemia falciforme ou talassemia entre outras) são identificados como fenotipados, ou seja, é aquele cujos sistemas de grupos sanguíneos são analisados para além dos tipos ABO e Rh, ou seja, não basta apenas ser O+, são verificados outros fatores  para pacientes que precisam de transfusões frequentes ou que já desenvolveram anticorpos, com o objetivo de prevenção de reações transfusionais e garantindo transfusões mais seguras e compatíveis”, reforça.

Vânia explica que a fenotipagem é um exame laboratorial que vai além do tradicional tipo sanguíneo (A, B, AB, O e Rh), identificando a presença ou ausência de outros antígenos na superfície das hemácias (glóbulos vermelhos). “Existem mais de 40 outros sistemas de grupos sanguíneos, mas a fenotipagem pode focar em sistemas mais relevantes, como o Kell, Duffy e Kidd”.

QUEM PODE DOAR – O doador precisa ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação.

AGENDAMENTO DE COLETA – A doação de sangue ocorre por meio de agendamento com antecedência pelo site da Sesa ou telefone (45) 3379-1993 e WhatsApp (45) 98821-3171. O agendamento é importante para o doador garantir a data e o horário mais oportuno, além da Unidade poder organizar os trabalhos. Quando não for possível comparecer, a orientação é desmarcar o horário para que outro doador possa comparecer a Unidade.

“A equipe do Banco de Sangue de Toledo sempre se coloca à disposição para esclarecer dúvidas sobre doações e sobre os nossos estoques. Lembrando que as doações devem ser realizadas não somente em períodos de campanhas, mas, durante todo o ano, tendo em vista a validade de cada hemocomponente”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.