Biopark sedia curso imersivo com os melhores produtores de queijos do Paraná

0 92

O Projeto de Queijos Finos é, sem dúvidas, o mais gostoso do Biopark. Afinal, é um universo com uma gama de aromas, sabores e origens que podem ser explorados por amantes e produtores de queijo, desde os suaves e cremosos até os intensos e complexos. Tendo este cenário como pano de fundo, na semana passada o Parque sediou um curso imersivo de aperfeiçoamento de técnicas queijeiras, entre os dias 24 e 26 de outubro.

Organizado pelo Sistema Faep e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), a capacitação é fruto ainda do prêmio Queijos do Paraná – realizada em junho deste ano, em Curitiba – com o intuito de aprimorar ainda mais a produção queijeira dos medalhistas da categoria ouro, que reconheceu os dez melhores queijos do Estado.

Na ocasião, o treinamento foi ministrado pelo sócio fundador e mestre queijeiro da Escola de Queijos Vermont, Juliano Mendes. “O apoio e a estrutura do Biopark foram fantásticos para a realização da imersão. A intenção foi trazer conhecimento científico e técnico para os produtores que fazem um trabalho magnífico na produção artesanal de queijo e mostrar que as pessoas podem e devem caminhar juntas”, afirma.

Ao longo do curso, os participantes puderam aprender desde os conceitos básicos sobre o que é queijo, suas famílias, o passo a passo para a sua produção, além de culturas láticas, formas de higienização e a seleção de ingredientes para criar receitas com queijos brancos, de massa macia, semiduros e duros. O produtor Leomar Martins foi um dos participantes do curso. “Fiquei muito feliz em participar deste projeto. Foi um passo importante para o produtor tirar suas dúvidas, além de aprender sobre aplicação de tecnologia acessível e fácil compreensão. Saí com uma grande bagagem de conhecimento”, realça.

E para fechar com chave de ouro, na quinta-feira (26) os participantes colocaram a mão na massa, com a produção de um queijo macio de mofo branco na Queijaria Flor da Terra. “Foi uma excelente oportunidade para difundir o trabalho realizado pelo Biopark e reforçar a necessidade de unir conhecimento e tecnologia aos produtores de queijo do nosso estado, fortalecendo o objetivo de tornar o Paraná reconhecido no cenário nacional de produção de queijos”, comenta o Supervisor e Responsável Técnico da Queijaria Flor da Terra, Henrique Herbert.

PARTICIPANTES – Além da Queijaria Flor da Terra, os demais medalhistas da categoria Ouro do Prêmio Queijos do Paraná participaram do curso, sendo eles: a Queijaria Deleite, Tia Nena Produtos Coloniais, Laticinios Vida Ativa e Alto Alegre, Sítio Aliança, Queijaria Vila Velha, Produtos Angelita, Serra dos Macacos, Mozzarellart, Cooperativa Witmarsun, Frimesa, Produtos Elis.

TOLEDO

Deixe um comentário