Black Friday exige pesquisa e cautela para evitar prejuízos
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As promoções da Black Friday já tomam conta das páginas na internet e nas vitrines das lojas. As novidades recém lançadas, os descontos convidativos e as condições de pagamento enchem os olhos do consumidor. Apesar do evento promocional norte-americano ser realizado tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, no Brasil ele já tomou conta do mês com promoções e descontos que se estendem até início de dezembro.
Com a chegada da Black Friday, milhões de brasileiros já começaram a monitorar preços, salvar produtos em carrinhos virtuais e esperar a notificação do desconto perfeito. A data movimenta o comércio e já serve de prévia para as compras de Natal. Ela se consolidou no calendário nacional e hoje abrange vários segmentos do varejo e de serviços.
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No Paraná, a sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR aponta que 36,8% dos consumidores percebem vantagens na data, índice ligeiramente abaixo dos 37,9% registrados em 2024. O levantamento revela também que o consumidor está cada vez mais atento: 35,8% comparam preços uma semana antes das compras, 31,4% iniciam o monitoramento com um mês de antecedência e 13,7% começam a acompanhar os valores mais de 30 dias antes. Apenas 19,1% não fazem pesquisa prévia. O tíquete médio esperado é de R$ 1.036,75, valor 5,3% superior ao ano passado.
Os principais produtos adquiridos durante a Black Friday são os eletroeletrônicos, como videogames, notebooks, celulares e TVs, tablets, que correspondem a 48%. Na sequência estão os eletrodomésticos, com 42,4%, além de itens de vestuário e calçados (20,7%), perfumes e cosméticos (9%), brinquedos (7,9%) e viagens e turismo (7,9%).
ORIENTAÇÕES – O período de Black Friday, somado ao pagamento do 13º salário e às compras de fim de ano, exige atenção do consumidor. No meio de tantas promoções e atrativos, o economista e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Jandir Ferrera de Lima explica que podem existir produtos que tiveram os preços aumentados de uma forma extraordinária antes do período da Back Friday para justificar os descontos, ou seja, o produto não tem desconto real, ele apenas está no seu preço original.
“Há uma majoração de preço algumas semanas ou dias antes da promoção para justificar com os órgãos de defesa do consumidor um desconto que não é real. Então é muito bom acompanhar o preço daquilo que se tem interesse em adquirir para verificar é um desconto real. Se não for um desconto real, é importante comunicar os órgãos de defesa do consumidor”.
E para evitar surpresas desagradáveis ou cair no famoso golpe da ‘black fraude’, o consumidor deve estar atento a alguns detalhes, como observar a condição da maquininha do cartão se não apresenta avaria ou problemas, cuidar com sites e e-mails duvidosos, links para pagamentos e até mesmo conferir a fatura do cartão de crédito se não apareceu uma compra não efetuada.
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“É muito importante, de um lado, o consumidor priorizar o comércio local. Desta forma ajuda a economia local e diminui o risco de fraudes. E, se for comprar pela internet, procurar comprar em sites oficiais evitando links que vêm por WhatsApp ou mensagens de correio eletrônico. Sempre entrar no site oficial da loja”.
CAUTELA – Contudo, o período de compras exige atenção redobrada. Mesmo com as ofertas e promoções da Black Friday, os gastos feitos em novembro e dezembro com as festas de final de ano, costumam se somar às despesas típicas de início de ano, como IPTU, IPVA, matrícula escolar e demais tributos. Por isso, planejar o orçamento, comparar preços e evitar compras por impulso são medidas essenciais para garantir que as vantagens das promoções não se transformem em endividamento logo nos primeiros meses do ano.
“Esse é um período que o consumidor sempre gasta mais com alimentos e com presentes, então o foco do consumidor deve ser sempre primeiro procurar evitar parcelamentos muito longos, isso vai para o Black Friday e também para os gastos com o décimo terceiro; evitar comprar bens que no crediário o preço fique muito majorado”, cita o economista.
E quem deseja entrar o ano novo com algum tipo de investimento ou poupança, o economista lembra que tem que ter cuidado redobrado nesse período de grandes ofertas e promoções. “Você tem uma publicidade muito forte e muito focada, que às vezes pode induzir a compras desnecessárias. Então é muito importante focar naquilo que realmente se precisa, deixando de lado coisas supérfluas, que às vezes vai só onerar o orçamento da família e não vai trazer assim tanto bem-estar”, finaliza.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria
Procon reforça cuidados e orienta consumidores
O Procon de Toledo traz orientações importantes para o consumidor aproveitar esse momento de compras com sabedoria e sem surpresas desagradáveis. A coordenadora do órgão Janice Finkler comenta que a palavra-chave na Black Friday é ‘pesquisar’. “É importante o consumidor pesquisar não somente o preço, mas fazer a pesquisa da reputação das empresas onde está fazendo a compra, principalmente nas compras online, onde tem ocorrido muitos golpes”.
Com tantas opções de produtos, preços atrativos e parcelamentos, Janice orienta que é preciso estabelecer uma meta de compras para aproveitar as promoções sem prejuízos financeiros. A primeira dica é definir o objetivo da compra, o que será adquirido na Black Friday para não exagerar nas compras e acabar deixando os itens de interesse em último plano.
A pesquisa de preço e histórico de preços dos produtos é o segundo passo para ter compras mais tranquilas. “Nessa pesquisa, o consumidor consegue identificar se o preço realmente está vantajoso, se houve alguma mudança dias antes, se em outras lojas tem opções melhores”. Nesse passo é importante pesquisar também a reputação da loja online, no caso das compras na internet, ou das lojas físicas, quando não são conhecidas.
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A coordenadora do Procon lembra também do prazo de entrega das compras online. Muitas vezes, o prazo ofertado pelo site extrapola o período de interesse do consumidor ou o valor do frete não é interessante por conta do valor da compra. “São detalhes que as vezes não são observados e que depois acabam trazendo contratempos. A promoção é muito boa, mas há condições, uma taxa de entrega alta, um prazo muito estendido, enfim”.
TROCAS – Outra dica importante para os consumidores nesse período de compras na Black Friday é com relação as trocas ou desistência do produto. No caso das compras presencial, Janice explica que o consumidor não tem o direito de arrependimento que ele teria no caso de uma compra online. O direito de arrependimento permite ao consumidor desistir de uma compra realizada fora do estabelecimento comercial em até sete dias, garantindo a devolução integral dos valores pagos. “É por isso que a compra presencial também demanda pesquisa. O consumidor tem que estar ciente de que escolheu o produto certo e que não poderá desistir da compra feita em um estabelecimento comercial”.
Contudo, nas duas formas de compra – online ou presencial – o consumidor deve estar atento a política de troca do estabelecimento e as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
No artigo 18 diz que ‘os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas”.
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“Se o vício não for sanado no prazo máximo de trinta dias, o consumidor pode exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço”. É certo que alguns estabelecimentos comerciais podem incluir na sua política de trocas algumas facilidades neste período para atrair o cliente, mas com determinadas exigências como prazo máximo de troca, manter a etiqueta do produto e características do produto, entre outros detalhes. Por isso, no momento da compra o consumidor deve pedir todas as informações.
Se o consumidor ou fornecedor tiver dúvidas sobre trocas, promoções, direitos do consumidor pode procurar o Procon de Toledo. O órgão está disponível para atender o público presencialmente na sede – Rua Estéfano Secchi, nº 674, Tocantins – ou pelo telefone (45) 3196 2440 ou (45) 99973 6854 (número exclusivo para agendar atendimento e recebimento de denúncia).
Da Redação
TOLEDO