Estado lança edital de bolsas para mestras e mestres de culturas tradicionais e populares
Estimated reading time: 2 minutos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Paraná (Seec), abriu nesta quarta-feira (11) as inscrições no edital para concessão de Bolsa Cultura Viva a mestras e mestres das culturas tradicionais e populares. As bolsas são destinadas à implementação da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), com recursos provenientes do governo federal e repassados ao Paraná por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2 para valorização, fortalecimento e transmissão dos conhecimentos tradicionais e populares.
O chamamento público soma R$ 1.491.000,00 para a concessão de 71 Bolsas Cultura Viva – R$ 21 mil cada, pagas em dez parcelas mensais e sucessivas. São destinadas exclusivamente a pessoas físicas vinculadas a pelo menos um ponto de cultura (entidades que articulam e desenvolvam atividades culturais em suas comunidades) ou pontão de cultura (entidade cultural ou instituição pública de ensino que articula um conjunto de outros pontos ou iniciativas culturais).
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Os recursos serão destinados à implementação de ações no âmbito da Política Nacional Cultura Viva, instituída pela Lei nº 13.018/2014, e regulamentada por legislações federais que estruturam o fomento cultural no País.
PERÍODO E COTAS – As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 11 de fevereiro de 2026 até 13 de março de 2026, às 18h, por meio do sistema SIC.Cultura.
O edital estabelece que haverá cotas, reforçando o compromisso com a inclusão e a equidade. Das 71 bolsas concedidas, 18 são reservadas para pessoas negras, oito para indígenas e quatro para pessoas com deficiência.
Mais informações podem ser acessadas no SIC.Cultura e na página especial do edital no site Secretaria da Cultura.