900 bombeiros e guarda-vidas trabalham na prevenção contra afogamentos no Litoral

Estimated reading time: 3 minutos

Desde o início da temporada do Verão Maior Paraná, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) intensificou as ações de prevenção e salvamento no Litoral do Estado, alcançando a marca de 140.744 ações preventivas junto a moradores e turistas. O trabalho contínuo das equipes tem como foco principal a preservação da vida, tanto nas praias quanto nos grandes eventos realizados ao longo da orla.

Entre os resultados da operação, destaca-se a distribuição de 7.914 pulseirinhas de identificação, que possibilitaram a localização de 606 crianças que se desencontraram momentaneamente de seus responsáveis. As equipes também atenderam 2.113 ocorrências envolvendo água-viva e caravelas, prestando orientações e primeiros cuidados aos banhistas.

No mesmo período, os guarda-vidas realizaram 651 salvamentos, considerando resgates e ocorrências de afogamento de diferentes níveis de gravidade. Foram registrados seis óbitos, o que reforça a importância das ações preventivas e do comportamento seguro por parte da população.

Além das atividades rotineiras nas praias, o CBMPR também atua de forma integrada na segurança dos shows do Verão Maior Paraná. Durante os eventos, os bombeiros reforçam o efetivo com guarda-vidas posicionados estrategicamente ao longo da faixa de areia, realizam orientações preventivas ao público e impedem o acesso ao mar durante a noite, período em que os riscos são ampliados. A presença das equipes garante resposta rápida em emergências e contribui para a segurança dos milhares de pessoas que participam dos shows.

“Nosso trabalho é voltado a cuidar das pessoas que escolhem o Litoral para aproveitar o verão. Estar presente, orientar e agir preventivamente faz toda a diferença para que moradores e turistas possam desfrutar da temporada com mais tranquilidade e segurança. A atuação dos bombeiros e guarda-vidas é pensada para reduzir riscos e garantir um ambiente mais seguro para todos”, destaca a capitã Tamires Pereira.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça que a escolha por locais com postos de guarda-vidas, o respeito às sinalizações e às orientações das equipes são medidas essenciais para garantir um verão mais seguro no Litoral paranaense.

EFETIVO – O CBMPR conta com 669 bombeiros militares e 362 guarda-vidas civis distribuídos entre a Costa Leste, Costa Oeste e Costa Noroeste. Somente no Litoral, atuam diariamente 607 bombeiros militares e 292 guarda-vidas civis em ações de prevenção, salvamento e apoio aos grandes eventos da temporada.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça que a escolha por locais com postos de guarda-vidas os quais estão abertos diariamente das 8h às 19h, o respeito às sinalizações e às orientações das equipes são medidas essenciais para garantir um verão mais seguro no Litoral paranaense. Lembrando que em caso de emergência, ligue 193.

AEN

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.