Escola Borges de Medeiros faz do recreio um espaço de aprender e criar

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Na biblioteca da Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros, o silêncio dá lugar aos sorrisos e as vozes baixinhas, as páginas de alguns livros ganham vida as mãos curiosas dos estudantes. Com o projeto ‘Recreioteca’, a escola reinventa o intervalo como um espaço de convivência, imaginação e aprendizado leve, onde jogos educativos, leitura prazerosa e atividades lúdicas tornam o recreio mais do que um descanso – um verdadeiro momento de formação.
A professora responsável pela Biblioteca Geni Serafin Hunhoff explica que o tempo do recreio é um momento importante a ser observado, no qual as crianças nos fornecem informações de como estão no mundo e seus modos de compreendê-lo. “Assim, o recreio deve ser um momento prazeroso para as crianças. Um momento que se faz a partir de trocas, interações, compartilhamentos e aprendizagens entre as crianças que tem como marca a ludicidade”.
A biblioteca da Escola é um espaço essencial que contribui para o desenvolvimento da criança. Neste sentido, pensou-se em explorar este ambiente como um aliado no processo de aprendizagem da criança no intervalo do recreio. Geni salienta que o projeto ‘Recreioteca’ é uma iniciativa que visa transformar o intervalo escolar em um momento organizado e produtivo para os alunos, com atividades supervisionadas e direcionadas. “Essa prática oportunizará explorar diferentes áreas do conhecimento através de jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas”.
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Além disso, o projeto “Recreioteca” tem por finalidade oferecer um ambiente seguro e inclusivo, no qual as crianças podem interagir e socializar com outras crianças, aprendendo a compartilhar e a trabalhar em equipe.
EXPERIMENTAL – De acordo com a professora Geni, procura aproveitar o ambiente da biblioteca nos horários de recreio para atender as crianças do Ensino Fundamental. “Trata-se de um projeto que está em fase experimental. Nós desenvolvemos jogos de concentração, de raciocínio e de atenção”.
Na última segunda-feira (1º), o jogo desenvolvido com a turma do 5º ano “B” do período vespertino foi de estratégia. “No jogo ‘A casa e sua cor’, cada estudante deveria colocar as peças espalhadas no tabuleiro no espaço correto”.
Geni enfatiza que o projeto atua nas mais diversas áreas do desenvolvimento nas crianças a cada semana. “Pretendo resgatar os jogos de tabuleiro e iniciação ao xadrez e a dama. Algumas crianças não sabem ainda jogar dominó”, menciona a professora.
O projeto ainda visa minimizar os conflitos que possam ocorrer em horário e ambiente livres. “Desenvolvemos as atividades do projeto de segunda a sexta com turmas diferentes e novas atividades. Na semana passada, os estudantes brincaram com o jogo da memória e uma sequência numérica. Mas, também já tivemos trilha, iniciação a dama, cabo de guerra no papel, entre outros”.
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Ela pondera que a Biblioteca é um espaço didático. Além de registrar, restaurar ou etiquetar livros, é um local para troca de livros ou de contação de história. “Eu tenho uma boa relação com todas as crianças e eles amam a biblioteca”.
ORGANIZAÇÃO – O projeto “Recreioteca” será desenvolvido no espaço da biblioteca durante o intervalo do recreio. Os alunos serão atendidos uma vez por semana (conforme cronograma definido) e monitorado pelas professoras que atendem a biblioteca, Geni (vespertino) e Grasciele Follmann (matutino).
A organização e confecção dos jogos, brincadeiras e/ou atividades lúdicas é de responsabilidade das professoras da biblioteca. “A avaliação acontece de forma contínua e rotineira, verificando se os objetivos foram alcançados. É importante para analisar os diferentes aspectos para garantir a eficácia e sucesso do projeto, bem como possíveis melhorias”, destaca a professora Geni.
DIVERSÃO – Para a aluna do 5º ano ‘B’ Helena Carolina Ligabue Abreu, o projeto ‘Recreioteca’ é divertido. “Antigamente quando chovia na escola, nós ficávamos sem atividades, pois não era possível ir ao parquinho. Assistíamos televisão na sala ou ficávamos pintando. Hoje, podemos vir para a biblioteca e temos acesso aos jogos. A biblioteca está muito divertida”.
O estudante Natan Marques é colega de Helena. Para ele, estar na biblioteca ou participar do projeto é um momento de descontração. “É muito bom estar aqui. O projeto ‘Recreioteca’ é importante para a minha turma e para a escola”.
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De acordo com a diretoria Márcia Mendes, o projeto incentiva a concentração, a didática e a criação de novas estratégias, seja no campo matemático, nos jogos ou na vida. Outro fator citado pela diretora é a prevenção de pequenos acidentes ocorridos durante o intervalo. “Conseguimos proporcionar um momento lúdico e valorizar a aprendizagem de outras áreas de conhecimento dos nossos alunos”, finaliza.
O projeto ‘Recreioteca’ tem como objetivos:
– Disponibilizar o ambiente da biblioteca para a realização de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, durante o intervalo do recreio, através do projeto;
– Promover a interação social através de um ambiente propício que incentive a formação de vínculos entre os alunos;
– Oferecer jogos e atividades interessantes minimizando os conflitos entre os alunos;
– Adaptar diferentes jogos e atividades visando atender as diferentes faixas etárias e necessidades dos alunos, promovendo a inclusão de todos;
– Desenvolver habilidades de atenção, concentração, raciocínio, memória e estratégias através de jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas.
Da Redação
TOLEDO