Cadastro de produtores para venda à Cozinha Social de Toledo será encerrado

0 422

O cadastro de produtores rurais interessados em vender para a Cozinha Social de Toledo encerra nesta terça-feira (6). O extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) – Paraná, unidade Toledo, André de Moura Victorio explica que o cadastro permite que o produtor acesse o mercado das compras institucionais do município de Toledo para o ano de 2024.

O canal de compra adquire mais de R$ 1 milhão para a elaboração de alimentação de creches, restaurantes populares, Centros de Assistência Social, entre outras atividades da Prefeitura de Toledo, que passa pelo beneficiamento da Cozinha Social.

Segundo o diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Luiz Carlos Bazei, a Cozinha Social serve uma média de 18 mil refeições, as quais são destinadas para a merenda escolar, integral, restaurante popular e panificáveis.

Do total da média de refeições servidas na Cozinha Social, em torno de 40 a 60% são produtos da Agricultura Familiar. “Variando conforme o cardápio e que dá em torno de quatro a cinco toneladas de alimentos processados”, menciona Bazei.

PRODUTOS – De acordo com o extensionista do IDR-Paraná, são adquiridos praticamente todos os produtos alimentícios produzidos pela agricultura familiar, como hortaliças, frutas, verduras, carnes nas diversas espécies, massas, bolachas, temperos frescos, entre outros produtos.

André explica que somente poderão acessar este mercado para o ano de 2024, quem efetuar este cadastro. “Existe preço diferenciado para produtos orgânicos e para incentivar o incremento destes alimentos na alimentação da população, em especial nas escolas e creches”.

Na oportunidade, Bazei salienta que não existe Segurança Alimentar e Nutricional sem a Agricultura Familiar. “Portanto é essencial o apoio dos agricultores familiares para o sucesso da Política Pública de Segurança Alimentar perante aos usuários do sistema”, enfatiza o diretor.

Os produtos da agricultura familiar possuem preferência. Por isso, a importância do produtor participar deste cadastro. Mais informações na Cozinha Social de Toledo ou pelo telefone (45) 99967-3353.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário