Caged: Toledo cria 688 vagas formais em outubro

Estimated reading time: 4 minutos

Em outubro, Toledo criou 688 vagas formais, segundo dados divulgados na última quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao todo, foram 3.743 admissões e 3.055 desligamentos no mês de outubro. O saldo de 688 novas vagas só foi superado pela capital Curitiba, que registrou 2.763. Na sequência, aparecem Colombo (450), São José dos Pinhais (440) e Campo Largo (394). O município ainda conta com um total de 66.934 vínculos ativos no mercado de trabalho.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro 2025, foram 4.833 vagas criadas, um resultado da contratação de 35.511 trabalhadores e o desligamento de 30.678 pessoas. A variação relativa é de 7,7%. O setor de Serviços se destaca nos dados gerais do ano com saldo de 3.456 postos de trabalho criados em dez meses. O diretor da Agência do Trabalhador de Toledo, Vanderlei dos Reis Timóteo, comenta que os dados refletem o município vive um momento positivo e de crescimento econômico.

“O desempenho do município demonstra que Toledo vive um ciclo virtuoso, crescimento econômico consistente, ampliação de oportunidades formais e fortalecimento da base produtiva. O saldo substancial de vagas registrado no mês de outubro reflete uma economia que se expande com responsabilidade, planejamento e diálogo permanente entre o Poder Público e a iniciativa privada e os trabalhadores. Toledo, assim, reafirma-se como uma cidade que prospera e que gera futuro, sustentando uma trajetória de desenvolvimento que beneficia não apenas sua população, mas toda a região que dela depende”.

SETORES – Na divisão por ramos de atividade, no mês de outubro, o setor de Serviços foi o destaque com a maior parte das vagas criadas. Foram 567 postos de trabalho criados no mês onde 1.719 pessoas foram contratadas e 1.152 demitidas. O setor também tem o maior estoque de vínculos ativos, 28.785. O segundo destaque no mês foi o setor da Agropecuária com 208 contratações e 77 desligamento, fechando o mês de outubro com saldo de 131. Ainda tiveram saldo positivo os setores da Construção (2) e do Comércio (1). Em contrapartida, o setor da Indústria foi o único no mês com saldo negativo (-13).

Timóteo acredita que nos próximos meses o mercado de trabalho de Toledo continuará em crescimento e criação de vagas. A chegada das festas de final de ano e do período de férias impulsiona o comércio, o turismo e os serviços, que registram maior demanda e precisam reforçar suas equipes. “Nós aqui da Agência do Trabalhador recebemos muitas ofertas de vagas nesse período e percebemos um cenário muito bom é que com o acréscimo do 13º salário o comércio traria muita contratação temporária, mas o que observamos é que há muitas vagas efetivas também”.

Para o começo de 2026, Vanderlei dos Reis Timóteo acredita que o município irá manter o ritmo de crescimento e fortalecimento do mercado de trabalho. As ações da Agência do Trabalhador estão focadas para buscar esses resultados. “Podemos dizer que Toledo está à frente. Nós estamos buscando diálogo com a indústria, com o mercado para ofertar um bom profissional para esse mercado com qualificação e condições dele se permanecer no trabalho e principalmente fortalecer a nossa economia”, conclui.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.