Câmara de Toledo suspende mandatos de Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó após decisão judicial

Estimated reading time: 2 minutos

​A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Toledo oficializou, na noite de sexta-feira (13), a suspensão imediata do exercício do mandato dos vereadores Edimilson Dias Barbosa (conhecido como Dudu Barbosa) e Valdomiro Nunes Ferreira (Valdomiro Bozó).
​A decisão foi publicada através do Ato nº 03/2026 no Órgão Oficial Eletrônico do Município. A suspensão é uma resposta direta a uma decisão judicial proferida pelo Desembargador Kennedy Josue Greca de Mattos, nos autos de Recurso em Sentido Estrito.

​DETALHES DA DECISÃO –
​A medida cautelar fundamenta-se no artigo 319, inciso VI, do Código de Processo Penal, que prevê a suspensão do exercício de função pública quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais.

​Ação: Suspensão cautelar do mandato parlamentar.
​Fundamento: Decisão em recurso criminal (Recurso nº 0016129-54.2026.8.16.0000).

​Efeito: Imediato, a partir da publicação do ato.

​O documento é assinado pelo presidente da Câmara, Gabriel Baierle, e pelos demais membros da Mesa Diretora, incluindo a Professora Marli (1ª Vice-Presidente), Jairo Cerbarro (2º Vice-Presidente), Roberto de Souza (1º Secretário) e Ricardo Santos (2º Secretário).

​PRÓXIMOS PASSOS –
​Com o afastamento dos parlamentares, a Câmara Municipal deve seguir os ritos regimentais para a manutenção das atividades legislativas. Até o fechamento desta matéria, a defesa dos vereadores citados não havia se pronunciado publicamente sobre a decisão.
​A suspensão tem caráter cautelar, o que significa que os vereadores permanecem afastados enquanto o processo judicial segue em tramitação ou até que uma nova ordem judicial reverta a situação.

Da Redação
TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.