Câmara de Vereadores debate Projetos de Lei da semana de conscientização digital e semana do cosplay

Estimated reading time: 4 minutos

Na manhã de quarta-feira (6), a Câmara de Vereadores de Toledo realizou uma audiência pública para discutir dois Projetos de Lei, a criação da Semana de Conscientização Digital nas Escolas (PL 46/2025) e a instituição da Semana do Cosplay (PL 91/2025). A reunião foi conduzida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC) e contou com a participação da comunidade.

CONSCIENTIZAÇÃO DIGITAL – O vereador Genivaldo Jesus, autor do PL 46/2025, defende que a proposta tem como objetivo promover um ambiente educativo voltado à cidadania digital. “Nessa semana digital, juntamente com os nossos professores, é ensinar o que é cyberbullying, fake news, exposição indevida de imagem, dependências tecnológicas e crimes virtuais que vêm acontecendo a nível mundial. Essa semana de conscientização digital desenvolve uma atividade educativa, palestras especiais, rodas de conversa e oficinas sobre cidadania digital, de segurança e do uso da internet com ética nas redes sociais”, destaca.

RESPONSABILIDADE – Ele complementa que “não se trata apenas de proibir ou limitar o acesso, mas sim ensinar com responsabilidade e respeito”. De acordo com o parlamentar, o projeto não gera custos ao poder público, pois será executado com o apoio de professores, pedagogos, instituições, parceiros e voluntários das áreas de tecnologia e educação. O texto do PL prevê a realização anual da semana na terceira semana de outubro.
O vice-presidente da CEC, vereador Sérgio Japonês, também manifesta apoio à proposta. “A conscientização digital nas escolas é fundamental para preparar nossos estudantes e alunos que pertencem a esta comunidade escolar para um futuro em que todos tenham acesso igualitário às tecnologias. Ela não melhora apenas a experiência pedagógica, mas também promove inclusão digital e a formação de professores. Além disso, é essencial para os alunos desenvolverem competências que são altamente valorizadas no mercado de trabalho”, afirma.

SEMANA DO COSPLAY – De autoria dos vereadores Bruno Radunz e Genivaldo Jesus, o Projeto de Lei nº 91/2025 propõe a criação da Semana do Cosplay em Toledo, a ser realizada anualmente entre os dias 21 e 26 de setembro. O cosplay é uma forma de expressão artística e sociocultural que envolve a caracterização de personagens da cultura pop, como animes, jogos e filmes.
Radunz relembra que sua motivação partiu da própria filha e do incentivo à leitura que recebeu dos pais desde a infância, influência que permanece relevante para muitos jovens. O vereador também ressalta a movimentação econômica gerada pelo segmento, com lojas especializadas em produtos, fantasias e serviços como maquiagem temática.

COSMAKER – A bióloga Carina Leonel, que atua também como cosmaker, profissional responsável pela confecção das roupas utilizadas nos cosplays, abordou o valor simbólico dessa expressão artística. Em sua fala, ela destaca o impacto positivo do cosplay na construção de vínculos e identidades. “Ele permite a criação de um ambiente lúdico e descontraído, dando espaço ao artista para o resgate de traços e memórias de sua infância e cria novas experiências, ajudando a fortalecer identidades em relações interpessoais”, salienta.

JINROU – Cascavel sedia o segundo maior evento de cosplay do Paraná, promovido pelo grupo JinRou. O diretor de eventos da entidade, Henrique Pompeo, compartilha que o evento, realizado há dez anos, atraiu mais de 10 mil pessoas em 2024. Segundo ele, o grupo também organizou uma edição em Toledo no final do ano passado, que reuniu cerca de dois mil participantes e arrecadou uma tonelada de alimentos. Henrique destaca o caráter social da iniciativa, ao afirmar que são promovidas atividades de acessibilidade e inclusão, que beneficiam e integram crianças com diferentes necessidades, reforçando a importância deste evento.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informação da Câmara de Vereadores

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.