Câmara aprova cinco projetos de lei em sessão extraordinária

Estimated reading time: 5 minutos

Cinco Projetos de Lei foi aprovados por unanimidade em primeiro turno na 2ª Sessão Extraordinária do ano realizada na manhã de sexta-feira (18), no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na Câmara de Vereadores. A votação de segundo turno das matérias será realizada na 3ª Sessão Extraordinária que será na próxima segunda-feira (21), às 14h.

A primeira discussão foi do Projeto de Lei nº 97, de 2025, de autoria do vereador Odir Zoia que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo o Festival Toledense de Artes e Tradições – Festoart. O autor da matéria pediu o apoio dos demais parlamentares para a votação no segundo turno.

“O CTG Chama Crioula está promovendo na segunda quinzena de outubro o 17º Festoart, um evento que agrega muitos valores na comunidade de Toledo. São aproximadamente 1.000 pessoas que se envolvem no evento que reúne famílias e participantes de fora da cidade também”, comentou o parlamentar Odir Zoia.

EDUCAÇÃO – Também foram aprovados o Projeto de Lei nº 105, de 2025, de autoria do parlamentar Luís Fritzen que declara de utilidade pública municipal a Sociedade Esportiva e Cultural Dez de Maio – Socedema; e o Projeto de Lei nº 109, de 2025 que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Agrícola Estadual de Toledo.

O autor do PL, vereador Bruno Raduz falou que foi procurado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio com o pedido para a instituição se tornar utilidade pública. Na oportunidade, ele enalteceu o trabalho que o Colégio Agrícola Estadual de Toledo tem feito ao longo dos anos.

“O Colégio Agrícola é muito mais que uma instituição de ensino, é um celeiro de oportunidades que acolhe, prepara e transforma a vida dos seus educandos. O Colégio tem uma missão clara de formar cidadãos conscientes, responsáveis e capacitados para o mundo de trabalho e para a vida”.

O vereador pontuou que o Colégio tem se destacado pela sua atuação no cenário educacional do Paraná. “Durante três anos de dedicação em período integral o Colégio forma técnicos agrícolas altamente qualificados e aptos a contribuir com o agronegócio e o desenvolvimento sustentável do município de Toledo e da região”.

RECONHECIMENTO – Raduz lembrou que o Colégio Agrícola Estadual de Toledo é pioneiro no estado ao implementar um projeto estruturado de primeiro emprego conectando os alunos a mais de 60 empresas e cerca de 20 fazendas parceiras. “Desta forma, garantindo que o conhecimento adquirido em sala de aula se transforma em prática e oportunidade real de inserção no mercado de trabalho. Diante de tudo isso é justo e necessário que essa Casa reconheça a APMF do Colégio como utilidade pública”.

O vereador Marcos Zanetti enfatizou que a declaração de utilidade pública reforça a atuação da APMF como um braço do Poder Público. “Isso facilita nos termos de cooperação, em possíveis convênios e no acesso da entidade em parcerias com o Município. Nós estamos em uma região agrícola e reconhecemos que a formação exercida pelo Colégio Agrícola Estadual de Toledo é de extrema importância. Que o trabalho continue”.

O parlamentar Professor Oseias parabenizou autor do PL vereador Bruno Radunz e destacou a importância do Colégio no município. “Votar esse projeto é valorizar o que temos de referência”. Já o vereador Sergio Japonês pontuou que conceder o título à Associação é garantir a possibilidade de obter benefícios e apoio institucional para facilitar a captação de recursos e doações.

“O Colégio contribui para a geração de emprego e renda na zona rural e preservação ambiental por meio de práticas agrícolas sustentáveis, o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção, inclusão social e valorização do trabalho rural”.

Ainda foram aprovados o Projeto de Lei nº 116, de 2025, de autoria do vereador Valdomiro Bozó que declara de utilidade pública municipal a ATT – Associação dos Transportadores Terrestres Autônomos; além do  Projeto de Lei nº 127, de 2025 de autoria do Poder Executivo que autoriza o Executivo municipal a prestar apoio logístico, estrutural e cultural ao Clube Caça e Pesca de Toledo, visando à realização da Festa Nacional do Porco no Rolete.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.