Câmara de Toledo entrega honrarias a cidadãos que contribuíram ao desenvolvimento da cidade

Estimated reading time: 26 minutos

No dia 14 de dezembro, Toledo celebrará seus 73 anos de emancipação. Antecipando as comemorações, a Câmara de Vereadores realizou, na noite da última quinta-feira (11), a Sessão Solene de Concessão e Outorga de Honrarias, destinada a reconhecer personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento do município. A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal de Toledo.

Durante o evento, a Prefeitura e o Poder Legislativo entregaram o Título de Cidadania Honorária, a Medalha Willy Barth e a Medalha Diva Paim Barth. Tradicionalmente, duas pessoas são agraciadas com cada uma das honrarias a cada ano.

O Título de Cidadania Honorária deve ser concedido a pessoas físicas com a naturalidade distinta da toledana, ou seja, que nasceram em outras localidades. Podem receber o prestígio as personalidades que tenham se destacado em sua vida pessoal, política ou profissional para o engrandecimento do Município ou que prestaram serviços de reconhecimento público à democracia ou ao povo brasileiro ou tenham se destacado com o progresso do Município. Neste ano, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt e Cláudio Tomuo Hayashi foram reconhecidos por suas contribuições.

A Medalha Willy Barth é concedida pela Câmara de Toledo a pessoas físicas, independente da naturalidade, “que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município ou se destacado nas ações de integração social, de mobilização popular, de combate às desigualdades ou de outras formas de expressão que contribuíram para a promoção da nossa gente” (Lei “R” n° 65/2017). Os dois homenageados de 2025 foram Aquelino Luiz Massola e Alexandre Macorin de Lima.

Já a Medalha Diva Paim Barth exalta as personalidades femininas que tenham “contribuído para o desenvolvimento do Município ou se destacado em ações de integração social, de mobilização popular, de combate às desigualdades ou de outras formas de expressão que contribuíram para a promoção da nossa gente”.

No segundo ano de entrega da Medalha Diva Paim Barth, a sociedade enalteceu as contribuições de Helga Ivoni Viezzer e Rosmari Gatto Bordignon.

HOMENAGENS – O vice-prefeito Lucio de Marchi destacou a satisfação em prestigiar personalidades que contribuíram de forma marcante para o município. “É uma alegria estar aqui para homenagear pessoas tão ilustres. A minha saudação aos homenageados”.

De Marchi mencionou ainda a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo na organização do evento. “Os poderes se unem para reconhecer aqueles que desenvolveram e desenvolvem um trabalho extraordinário pela nossa cidade”.

Durante sua fala, o vice-prefeito quebrou o protocolo e pediu um minuto de silêncio em memória de Levino Sperafico, considerado um dos grandes pioneiros de Toledo. “Um homem que fez tanto pelo nosso município”.

O prefeito Mario Costenaro salientou o trabalho e a dedicação dos agraciados, classificando as contribuições de cada um como “esplêndidas” e fundamentais para o município. “Todos vocês representam com honra o povo de Toledo. São merecedores dessa homenagem e verdadeiros espelhos para nossa cidade”.

O prefeito enfatizou o orgulho em celebrar cidadãos que ajudam a construir a identidade local. “Cada pessoa aqui presente deve sentir-se parte da construção de uma cidade que é referência no estado e no Brasil”, disse.

Costenaro também abordou os desafios que ainda precisam ser enfrentados nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento. Segundo ele, é necessário “manter a força, o otimismo e a disposição para construir um Toledo cada vez mais forte e dinâmico”, sempre com olhar voltado para o futuro.

HISTÓRICA – O presidente do Poder Legislativo vereador Gabriel Baierle afirmou que a sessão solene marca “uma noite histórica para Toledo” e integra as comemorações pelos 73 anos do município. Segundo ele, a cerimônia de entrega das honrarias celebra trajetórias construídas com dedicação e compromisso público.

“Por trás de cada nome há uma caminhada marcada por desafios, escolhas, apoio e, principalmente, por um profundo senso de responsabilidade com o próximo”, destacou Baierle. Ele complementou que, embora cada homenageado atue em áreas distintas, todos compartilham um mesmo propósito de “a capacidade de transformar a realidade ao redor e servir como ponto de apoio em momentos de necessidade”.

O presidente enfatizou que os agraciados sempre colocaram o interesse coletivo acima das conveniências pessoais. “Ao reconhecer o esforço e a dedicação de cada um, a Câmara Municipal envia uma mensagem clara à sociedade que vale a pena servir, vale a pena cuidar da cidade como cuidamos do quintal da nossa casa”.

Baierle também ponderou o papel do parlamento como espaço plural e representativo, o que, segundo ele, dá ainda mais significado às honrarias concedidas. “É por isso que essas distinções têm tanto valor, pois elas carregam histórias que inspiram e refletem o melhor de nossa gente”.

O vereador fez questão de reconhecer o apoio dos familiares e amigos presentes na cerimônia. “Muitas vezes, quando a sociedade aplaude, é a família que, em silêncio, segura a mão, oferece apoio, compreende as ausências e incentiva a seguir em frente. Esta homenagem também é para vocês”.

Da Redação

TOLEDO

Vereadores destacam importância das honrarias

Durante a Sessão Solene de Concessão e Outorga de Honrarias, diversos vereadores usaram a palavra para enaltecer o legado dos homenageados e reforçar a relevância das distinções concedidas.

O líder do governo na Câmara, vereador Chumbinho Silva, afirmou que os agraciados “são espelhos para a sociedade” e contribuem para que o município seja o que é hoje. “Trago meu abraço a cada um e minha gratidão por ter votado o projeto de lei que permite homenagear essas pessoas especiais. Contem sempre com a Câmara de Vereadores”.

O vereador Bruno Radunz ressaltou o orgulho em participar da cerimônia e fez referência à abertura do filme Gladiador. “Tudo o que fizermos em vida ecoará na eternidade. Essas pessoas serão sempre lembradas em Toledo. Parabéns aos familiares, que se sentem honrados ao ver seus entes queridos serem reconhecidos”.

Emocionada, a vereadora Katchi Nascimento destacou a honra de prestigiar cidadãos que, segundo ela, “fizeram e fazem a diferença” no município. “São pessoas que mudaram vidas. Digo isso por experiência própria. Este é um dia especial. Parabéns à Câmara e aos colaboradores que nos proporcionam essa programação”.

O vereador Sérgio Japonês definiu a noite como especial e ressaltou o pioneirismo dos homenageados. “É uma homenagem a pessoas que desbravaram, encararam desafios com dedicação e construíram aqui um novo lar e um novo caminho. Parabéns a todos. Aproveitem este momento e celebrem conosco”. Encerrando as manifestações, o vereador Valdir Gomes agradeceu pela vida e pela saúde. “Que Deus abençoe cada um de nós. Fiquem com Deus”.

Da Redação

TOLEDO

Helga teve papel fundamental no desenvolvimento da Cultura no município Crédito: Guilherme Kaiser - Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle
Helga teve papel fundamental no desenvolvimento da Cultura no município Crédito: Guilherme Kaiser – Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle

Secretário de Cultura destaca legado de Helga Ivoni Viezzer

Durante a Sessão Solene de Honrarias, o secretário de Cultura Gabriel Furlan apresentou a homenageada Helga Ivoni Viezzer e falou sobre sua importância para o desenvolvimento cultural de Toledo. “É uma grande honra, e venho com humildade falar da dona Helga. Tive a oportunidade de conhecê-la em alguns eventos. Ela viu tudo acontecer nesta cidade e passou por diversos cargos públicos. A cultura é o que fica e a senhora contribuiu grandemente para isso”.

DEDICAÇÃO – Natural de Piratuba (SC), Helga Ivoni Viezzer vive em Toledo desde 1952. Pioneira e filha dos pioneiros Avelino e Anna Marie Hofstaetter, é a sexta filha do casal. Sua trajetória profissional sempre esteve ligada à cultura, iniciada nos anos 1970, com atuação como servidora pública, professora, empresária, poeta e artista plástica.

Lotada na Secretaria de Cultura, foi secretária executiva do primeiro Conselho Municipal de Cultura de Toledo. Também exerceu o cargo de diretora do Departamento de Cultura em duas gestões e coordenou a Usina de Conhecimento. Além disso, atua voluntariamente há mais de 39 anos em grupos de ajuda humanitária.

Helga participou de inúmeras exposições coletivas de pintura e escultura. Em 1983, venceu o Concurso de Decoração Natalina Jardim, e, em 1999, idealizou a Galeria das Primeiras-Damas, instalada na Usina de Conhecimento. Também integrou equipes responsáveis por projetos de decoração carnavalesca e natalina na Praça Willy Barth e em outros locais da cidade.

Na área literária, é presidente emérita da Academia de Letras de Toledo, ocupando a Cadeira nº 8, sendo uma das 12 fundadoras da instituição. Presidiu a Academia em duas gestões, entre 2014 e 2017. Autora de contos, crônicas e poemas, tem publicações em jornais, revistas e livros. Em 2021, lançou Sementes & Sonhos, obra de memórias sobre a região Oeste do Paraná.

Com 25 livros publicados coletivamente e dois individuais, Helga acumula importantes prêmios literários, consolidando uma trajetória marcada pela dedicação à cultura e à história de Toledo.

PRIVILÉGIO – Ao receber a honraria durante a Sessão Solene, Helga Ivoni Viezzer expressou profunda gratidão pela distinção. Ela agradeceu ao prefeito Mario Costenaro pela indicação e à Câmara Municipal pelo reconhecimento. “Sinto-me honrada por ser agraciada com este gesto. É um privilégio receber este reconhecimento em nome de todas as mulheres que lutam por uma sociedade digna e segura”.

Helga também fez referência às suas origens e à trajetória da família em Toledo. “Agradeço a Deus, à minha família e aos meus pais, pioneiros que chegaram aqui em 1952. Casei-me antes dos 18 anos, tenho três filhos, netos e estou casada há 57 anos”.

Em seu discurso, ela lembrou com carinho de Diva Paim Barth, cujo nome batiza a medalha recebida. “Dona Diva foi uma mulher forte e por quem sempre tive apreço. O espírito de luta de nossa matriarca nunca será esquecido”.

A homenageada enfatizou que a distinção renova seu compromisso com o município. “Esta homenagem me inspira a continuar batalhando em prol da comunidade de Toledo. Aprendi que a vida não é sobre metas e conquistas, mas sobre quem nos tornamos durante a caminhada. Esse aprendizado será o farol que me guiará a ser uma cidadã ainda melhor”. Helga encerrou sua fala com uma mensagem de esperança: “Que possamos construir um futuro melhor juntos”.

Da Redação

TOLEDO

Rosmari Gatto tem um trabalho de longa atuação na saúde pública Crédito: Guilherme Kaiser - Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle
Rosmari Gatto tem um trabalho de longa atuação na saúde pública Crédito: Guilherme Kaiser – Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle

Vereadora destaca trajetória de Rosmari Gatto

A vereadora Katchi Nascimento apresentou a homenageada Rosmari Gatto Bordignon e destacou sua longa atuação na saúde pública de Toledo. “Pela dedicação, sensibilidade e compromisso ao longo de décadas, ela mudou vidas. O curso técnico de enfermagem foi um divisor na minha vida e ver histórias como a dela me inspira. Rosmari transformou muitas vidas”, afirmou a vereadora.

Natural de Espumoso (RS), Rosmari Gatto Bordignon nasceu em 19 de junho de 1962. Filha de Adolfino Luiz Gatto (in memoriam) e Arlete Maria Gatto, mudou-se para Toledo em 1966, estabelecendo-se no Jardim Porto Alegre. Formou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela FECIVEL (atual Unioeste) e possui pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde, além de qualificações em Fitoterapia e no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Rosmari ingressou no serviço público em 1986, após ser aprovada em primeiro lugar em concurso municipal. Participou da implantação das Ações Integradas de Saúde (AIS), da municipalização dos serviços de saúde e da expansão das Unidades Básicas de Saúde em vários bairros de Toledo.

Em 1989, assumiu a Diretoria do Departamento de Saúde e foi responsável pela criação do Fundo e do Conselho Municipal de Saúde. Em 1994, tornou-se secretária municipal de Saúde, implementando programas como o de Prevenção à Gravidez na Adolescência, o Materno-Infantil, o de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e o Programa Saúde na Escola (PSE).

COMPROMISSO – Com mais de 30 anos de carreira como docente concursada, Rosmari contribuiu para a elaboração de currículos e planos de cursos técnicos, incluindo Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Cuidados com a Pessoa Idosa, Enfermagem do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho.

Também atuou em conselhos municipais importantes, como o de Saúde, o dos Direitos da Criança e do Adolescente e o da Juventude. No voluntariado, destacou-se como presidente do Rotary Club Toledo Aliança no biênio 2008/2009.

Emocionada, Rosmari Gatto Bordignon agradeceu pela honraria recebida durante a Sessão Solene e destacou o significado profundo do reconhecimento. “É uma emoção que me toca profundamente. Esta homenagem reconhece uma história”.

Rosmari expressou gratidão ao presidente da Câmara e aos vereadores que aprovaram seu nome, com um agradecimento especial à vereadora Katchi Nascimento, sua ex-aluna. “Agradeço à minha sempre aluna Katiele, hoje vereadora Katchi Nascimento, pela indicação. Esse reconhecimento representa muito mais do que uma homenagem individual”.

Para ela, a honraria simboliza um percurso construído coletivamente. “Ele simboliza também um trabalho realizado ao lado de pessoas, instituições e comunidades que, assim como eu, acreditaram que a saúde e a educação são pilares inseparáveis de uma sociedade justa”.

Da Redação

TOLEDO

Delegado Macorin ingressou na Polícia Civil do Paraná Crédito: Guilherme Kaiser - Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle
Delegado Macorin ingressou na Polícia Civil do Paraná Crédito: Guilherme Kaiser – Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle

Presidente da Câmara enaltece trajetória do delegado Alexandre Macorin

O presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Baierle destacou a importância da atuação do delegado chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (SDB) Alexandre Macorin de Lima durante a Sessão Solene de entrega de honrarias. Para o parlamentar, servir ao Estado para o delegado não é uma tarefa burocrática, mas sim uma missão que exige preparo, dedicação e liderança.

Baierle ressaltou que, desde seu ingresso na Polícia Civil do Paraná, em 1994, Alexandre enfrentou desafios complexos em diversas cidades, incluindo Cascavel, Foz do Iguaçu, Barracão e Paranavaí. “Sua liderança esteve presente onde mais se exigia firmeza e serenidade, ultrapassando fronteiras, com atuação reconhecida até na Argentina e no Paraguai. Em Foz do Iguaçu, recebeu inclusive o Título de Cidadão Honorário”.

O vereador também enfatizou a relevância do trabalho do delegado em Toledo. “Nos últimos anos, sua liderança exemplar e presença constante junto à comunidade resultaram em respostas rápidas ao combate à criminalidade, mantendo em Toledo o sentimento de justiça que a sociedade tanto valoriza”.

TRAJETÓRIA – Natural de Porecatu (PR), Alexandre Macorin nasceu em 13 de dezembro de 1970. É casado com Patrícia Macorin de Lima e pai de Lívia e Luíza. Filho de João Manoel de Lima e Eli Terezinha Macorin de Lima, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, em 1991, e é pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela Escola Superior de Polícia Civil, título obtido em 2007. Possui formação em Análise de Perfil Comportamental pela FEBRACIS e atua também como educador e instrutor.

Desde 1994, Macorin atua como delegado de Polícia, passando por Barracão, Assis Chateaubriand, Paranavaí e diversas subdivisões, incluindo Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. Exerceu cargos de liderança como Delegado-Chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (C.O.P.E.), Delegado-Corregedor da Área Centro-Oeste, e Delegado-Titular da Divisão de Polícia Especializada e da Divisão de Crimes contra o Patrimônio. Atualmente, é delegado titular da 20ª Subdivisão da Polícia Civil em Toledo.

Alexandre também foi eleito conselheiro da Polícia Civil para os biênios 2018/2019 e 2020/2021 e atuou como Assessor de Relações com a Comunidade do Departamento da Polícia Civil. Ao longo da carreira, participou de cursos técnicos e formações tanto em instituições nacionais quanto internacionais.

RECONHECIMENTO – O delegado Alexandre Macorin de Lima agradeceu emocionado pelo reconhecimento recebido e destacou o papel de sua equipe na atuação da Polícia Civil em Toledo. “Estou aqui como representante, mas esta homenagem não é só minha. Ela pertence a toda a equipe da 20ª SDP. Em 30 anos de atividades, passando por diferentes cargos e cidades, nunca tive uma equipe tão proativa e cidadã”.

Alexandre também agradeceu à presença de sua família e destacou o valor de receber a Medalha de Ouro da Polícia Civil, considerando o momento como um dos mais importantes de sua carreira. Ele reforçou a importância da parceria com a Polícia Militar na manutenção da segurança. “Nós temos atribuições distintas, mas sem essa parceria o trabalho seria muito mais difícil”.

O delegado comentou sobre seu retorno a Toledo e falou sobre o vínculo com a cidade e os resultados alcançados. “Toledo representa um retorno profissional e familiar. Voltar a um lugar onde fiz amigos e receber essa recepção foi gratificante. Temos o menor índice de crimes contra a vida dos últimos 25 anos, com apenas sete homicídios a cada 100 mil habitantes. Conseguimos resolver casos recentes e antigos”.

Entre os avanços anunciados, Alexandre revelou a construção da Delegacia Cidadã, reivindicação antiga da comunidade. “Em fevereiro será licitada e teremos um prédio que a cidade merece”, disse. Ele também celebrou o desempenho da unidade de Toledo, que atingiu recorde de prisões e ficou em terceiro lugar no estado, atrás apenas de Cascavel e Foz do Iguaçu.

Ao final, o delegado reiterou sua gratidão à cidade e à família. Ele salientou sobre a dificuldade de criar laços duradouros com tantas mudanças ao longo da carreira. “Obrigado, Toledo. Este reconhecimento também é da minha família, que sempre me apoiou”.

Da Redação

TOLEDO

Seu Aquelino chegou em Toledo aos 13 anos  Crédito: Guilherme Kaiser - Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle
Seu Aquelino chegou em Toledo aos 13 anos Crédito: Guilherme Kaiser – Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle

Vice-prefeito Lucio de Marchi homenageia pioneiro Aquelino Antônio Massola

O vice-prefeito Lucio de Marchi apresentou a trajetória de Aquelino Antônio Massola, considerado um verdadeiro pioneiro de Toledo. “Quando esta cidade ainda dava os primeiros passos, ele mostrou coragem, disposição para o trabalho e vontade de construir um município melhor. Foi um dos capítulos mais importantes para a formação da cidade”.

Aquelino Luiz Massola chegou a Toledo em 1949, aos 13 anos, vindo de Paraí, no interior do Rio Grande do Sul. Ainda adolescente, trabalhou em um empório confeccionando saquinhos para embalar arroz e feijão, numa época em que os produtos não vinham em embalagens plásticas.

Logo se envolveu com o transporte de madeira, atividade fundamental na economia local e participou da logística pioneira da Madeireira Rio Paraná, conhecida como Maripá. Foi um dos primeiros caminhoneiros da empresa, transportando toras do mato até o Porto Britânia, de onde seguiam pelo Rio São Francisco em jangadas até a Argentina. Atuou em rotas que passavam por Laranjeiras do Sul e Guarapuava, contribuindo para o crescimento econômico inicial da região.

Além de sua atuação profissional, Aquelino foi um dos fundadores do primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Toledo, onde também ocupou o cargo de patrão por seis anos. Foi presidente do Grêmio local e participou da fundação e estruturação do Clube Toledão (Toledo Esporte Clube), atuando como secretário e conselheiro por muitos anos.

Casado em 1951, constituiu família em Toledo, tendo três filhos. Foi um dos primeiros moradores da Rua Souza Naves, construindo a primeira casa em uma região que, na época, era ocupada apenas por chácaras. Quando chegou à cidade, Toledo contava com apenas 12 residências.

Aquelino Luiz Massola completou 91 anos em 12 de maio de 2025 e é considerado um símbolo vivo da formação de Toledo, ajudando a construir não apenas estradas e casas, mas também valores e tradições que permanecem até hoje.

Ao receber a homenagem, Aquelino agradeceu emocionado. “Cheguei em 1947, tinha 13 anos e vi Toledo crescer. É uma cidade linda. Ficamos contentes. O meu muito obrigado a todos vocês”.

Da Redação

TOLEDO

Foram décadas de dedicação à saúde e à comunidade Crédito: Guilherme Kaiser - Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle
Foram décadas de dedicação à saúde e à comunidade Crédito: Guilherme Kaiser – Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle

Prefeito Mario Costenaro homenageia Cláudio Tomuo Hayashi

O prefeito Mario Costenaro apresentou a trajetória do médico Cláudio Tomuo Hayashi durante a Sessão Solene de entrega de honrarias da Câmara de Vereadores. Costenaro ressaltou sua contribuição à saúde e aos setores social e comunitário de Toledo.

“Ele se dedicou às causas da comunidade. Posso afirmar com franqueza que o trabalho realizado na Hoesp, mantenedora do Hospital Bom Jesus, tem sido extraordinário. É justo reconhecermos”, afirmou Costenaro.

Filho de imigrantes japoneses, Cláudio Tomuo Hayashi nasceu em Serra Azul (SP). Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1972 e especializou-se em anestesiologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1973. Dois anos depois, ingressou no corpo clínico da então Casa de Saúde Bom Jesus, atuando como anestesiologista.

Cláudio participou de diversos cursos e congressos na área médica, é membro da Sociedade de Terapia Intensiva e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira desde 1982, e vice-presidente da Associação Médica do Paraná, tendo também ocupado os cargos de tesoureiro e presidente. Pelo histórico ético exemplar e pela atuação profissional de mais de 50 anos, recebeu do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM/PR) o Diploma de Mérito Ético Profissional.

Além da medicina, Cláudio teve atuação relevante em projetos sociais e comunitários. Foi sócio-fundador da Creche Lions Ledi Maas (atual Instituto Ledi Maas), membro do Lions Club desde 1978, sócio da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (CEATO) e, desde 2016, presidente da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora do Hospital Bom Jesus.

ATENDIMENTO – Ao receber a honraria, Cláudio Tomuo Hayashi agradeceu à família, amigos e equipes de trabalho e relembrou o início da carreira. “Em 1978, com mais dois colegas, iniciamos a Clínica Anestesiológica de Toledo, atendendo todos os hospitais e clínicas da cidade. Dedico parte do meu tempo a serviços sociais e, em 2016, fui chamado para assumir a presidência do conselho de administração da Hoesp, que atravessava um período de crise. Foi um desafio, mas conseguimos manter a instituição viva graças a recursos provenientes de emendas parlamentares”, contou.

O médico recordou ainda o impacto do trabalho da Hoesp no atendimento ao SUS, responsável por cerca de 70% dos atendimentos, e anunciou planos para o futuro. “Não é fácil manter uma instituição com um prejuízo mensal de um milhão de reais, mas, em vez de lamentar, vamos construir o novo hospital. Conseguimos o terreno na PUC e vamos melhorar a saúde de Toledo e da região. Jamais imaginei receber essa homenagem. Conte sempre comigo; entrego o meu compromisso de que faremos um hospital que a cidade merece. Será de vocês e um motivo de orgulho para todos”.

Da Redação

TOLEDO

Beto iniciou a sua vivência no comércio ao lado do pai  Crédito: Guilherme Kaiser - Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle
Beto iniciou a sua vivência no comércio ao lado do pai Crédito: Guilherme Kaiser – Assessoria do Presidente da Câmara, Gabriel Baierle

Vereador Sérgio Japonês destaca trajetória do ex-prefeito Beto Lunitti

O vereador Sérgio Japonês enalteceu a trajetória do ex-prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt. A indicação para a homenagem partiu do vereador Dudu Barbosa e foi acolhida com prestígio por todos os parlamentares.

Beto Lunitti nasceu em 24 de agosto de 1964, em Carazinho (RS), sendo o caçula de dez filhos de Guerino e Emília Pertile Pagnussatt. Casado com Noeli Amorim, é pai de Gibran e Prianka, e avô de Carolina, Matteo, Nina e Flora. Na década de 1970, a família migrou para o Paraná e se estabeleceu no Jardim Porto Alegre, onde Beto iniciou sua vivência no comércio ao lado do pai, contribuindo desde cedo com o pequeno armazém da família.

Com visão estratégica, transformou o negócio familiar em uma das maiores redes de supermercados do interior paranaense, atuando como gestor do Supermercado Lunitti entre 1985 e 2012. Em 2012, ao assumir a Prefeitura de Toledo, encerrou suas atividades empresariais para se dedicar integralmente à política. Formado em Gestão Imobiliária e atualmente cursando Bacharelado em Teologia da Doutrina Católica, Beto exerce hoje a função de Assessor Especial da Casa Civil do Governo do Paraná, na gestão do governador Ratinho Júnior.

POLÍTICA – Ao longo de três décadas, Beto Lunitti disputou 11 eleições, sendo eleito vereador (1997-2000) e prefeito de Toledo em dois mandatos (2013-2016 e 2021-2024). Também concorreu aos cargos de deputado estadual (1998, 2006 e 2018) e à Prefeitura de Toledo em outras cinco oportunidades. Entre 2023 e 2024, exerceu a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Durante a homenagem, Beto Lunitti agradeceu a Deus, à família, aos servidores públicos, colegas empresários, professores e companheiros partidários. Ele destacou sua trajetória pessoal e profissional, desde a infância até a juventude e a carreira empresarial. “Na juventude compreendi que o dinheiro é bom, faz parte da existência, mas não é o tudo. Precisamos servir com honradez, e por isso decidi, do Jardim Porto Alegre, entrar na política e não mais sair”.

O ex-prefeito refletiu sobre os aprendizados da vida, reconhecendo equívocos e expressando gratidão. “O futuro está próximo, e a alegria e a vontade de viver me fazem sonhar, agir e continuar a honrar e trabalhar por Toledo”.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.