3ª Caminhada do Meio-Dia acontece nesta terça-feira

Estimated reading time: 5 minutos

A 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo Dia Estadual de Combate ao Feminicídio acontece nesta terça-feira (22) de forma simultânea em 179 municípios do Paraná. O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi estabelecido pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Em Toledo, a concentração acontece a partir das 11h30, na Praça da Cultura e segue até a rua Independência, em direção ao Horto Municipal do Parque Ecológico Diva Paim Barth. A organização solicita que os participantes usem roupas brancas, como forma de homenagear as vítimas e expressar o desejo de paz e justiça.

Sob o lema “Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres!”, a caminhada rememora o feminicídio da advogada Tatiane Spitzner, ocorrido nesta mesma data em Guarapuava no ano de 2018, e serve como marco para fortalecer a mobilização social e política diante de um problema que continua a vitimar mulheres em todo o Brasil.

A secretária da Mulher Eliane Bombardelli convida toda a população a participar desta caminhada, que é um ato de conscientização e reflexão. “Juntos podemos fortalecer a luta por um mundo mais seguro, justo e igualitário para todas as mulheres”.

Em Toledo, a organização é resultado de um esforço coletivo entre poder público e sociedade civil organizada. Estão à frente do evento a Secretaria Municipal da Mulher, a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), os programas “Mulher Segura Paraná” e “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”, além de entidades como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção de Toledo).

CONSCIENTIZAÇÃO – No município ainda acontece uma intervenção com camisetas manchadas de sangue e cruzes na cor lilás. A ação é realizada no Horto Florestal. A presidente da Comissão das Mulheres Advogadas do OAB Toledo Bianca Rafaela Monteiro Miurando explica que “o principal objetivo é atrair a atenção à violência contra a mulher e o painel construído no Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth terá bastante visibilidade”.

Ela complementa que, infelizmente, casos como o feminicídio da advogada Tatiane mostram que essa luta é urgente e necessária. “Precisamos fortalecer a mobilização, apoiar as vítimas e divulgar os canais de denúncia para acabar com essa violência”.

Nesta terça-feira, a caminhada seguirá até o painel. “No local haverá um momento de silêncio, fala e reflexão sobre o crime de feminicídio. É importante o envolvimento da população nessa ação de combate ao feminicídio em Toledo”, afirma Rafaela ao complementa que “nós estamos observando um grande número de casos tanto de violência doméstica como de feminicídio. A ação de conscientiza é importante e ela combate ao crime”.

A presidente da Comissão Sobre Estudos de Violência de Gênero Maria Cecília Ferreira recorda que o grupo já promoveu diversas ações semelhantes. “Nós construímos painéis nos anos de 2023 e 2024. Foram painéis com sapatos das vítimas e aquilo que fica na memória delas. No outro ano, foram os brinquedos de crianças, consideradas órfãos do feminicídio”.

Maria Cecília também comenta que a Comissão realiza a análise da questão que não é só do ponto de vista jurídico, e sim, a partir de ações de formação e de conscientização. “No dia 7 de agosto, as Comissões de Estudos Sobre Violência de Gênero e de Direito Digital e Proteção de Dados promovem a mesa redonda com o tema 19 anos da Lei Maria da Penha – Violência de Gênero Online: Há limites para o ódio nas redes? Esse evento acontece pelo quarto ano consecutivo”.

A mesa redonda terá a presença da doutora em Psicologia, Mestre em Serviço Social e Professora da Unioeste/Toledo, com foco em estudos sobre família e saúde mental Ana Carolina Becker Nisiide e o especialista em Direito Civil e Processo Civil e Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, Pessoais, presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados da OAB – subseção de Toledo Bruno Schmidt Silva. Ela será mediada pela advogada Maria Cecília Ferreira.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.