Agosto Dourado: campanha conscientiza sobre a importância da amamentação

Estimated reading time: 5 minutos

Agosto é o mês da valorização da vida desde os seus primeiros instantes. O chamado ‘Agosto Dourado’ simboliza a luta pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, sendo representado pela cor dourada por expressar a qualidade do leite materno, verdadeiro ‘ouro líquido’ para os bebês.

A campanha, promovida internacionalmente pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, reforça a importância desse gesto de amor e cuidado que vai muito além da nutrição: fortalece o vínculo entre mãe e filho, protege contra doenças e contribui para o desenvolvimento físico e emocional do bebê.

Durante este mês, diversas ações educativas são realizadas em unidades de saúde, escolas e comunidades, unindo profissionais e famílias em torno de um mesmo propósito — garantir que toda criança tenha a chance de começar a vida com saúde, carinho e dignidade.

Entre os dias 1º e 7 de agosto, é celebrada a Semana Mundial da Amamentação 2025, que este ano traz como tema: “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. A campanha destaca o aleitamento materno como prática essencial para a saúde, o desenvolvimento e a equidade, além de ser uma ação com impactos positivos para o meio ambiente.

Na sexta-feira (1º), o Governo do Paraná iniciou as ações que reforçam o incentivo ao aleitamento materno. O Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), está à frente da campanha, reforçando a importância do aleitamento e também a conscientização de profissionais da saúde e lactantes sobre a doação. A campanha tem o apoio das Regionais de Saúde, municípios e dos 15 Bancos de Leite Humano (BLH) do Estado, que atuam como referência na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

ACOMPANHAMENTO – O diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, o médico Fernando Pedrotti, destaca que os 18 municípios da abrangência atuam durante todo o ano em ações e acompanhamentos com as gestantes. “A campanha de agosto é a ‘cereja’ do bolo. A 20ª RS realiza seminários de amamentação em todos os municípios em parceria com o Banco de Leite Humano, capacitações e ações in loco com os profissionais. Nesses encontros são feitas discussões e análise de propostas e metodologias para estimular o aleitamento materno”.

Além das ações da campanha do Agosto Dourado, o diretor da 20ª Regional de Saúde lembra que há um acompanhamento sistemático desde quando a mulher fica gestante com abordagens e preparação para a amamentação, além de acompanhamento no pós-parto. “São visitas à gestante, no período do puerpério, visitas à criança para acompanhar o seu desenvolvimento. Faz parte da nossa rotina”, esclarece.

O aleitamento materno é mais do que um ato de nutrição — é um gesto de amor, cuidado e conexão profunda entre mãe e filho. O médico Pedrotti enfatiza a importância deste alimento. “Hoje sabemos que as crianças que são amamentadas são adultos com menos chance de desenvolver diabetes, infecções, obesidade, entre outras doenças. O ato de amamentar traz proximidade e gera segurança. Ele vai gerar crianças e adultos com mais saúde, mais seguros”.

AÇÕES – Em Toledo, a diretora do Departamento da Rede de Atenção Primária à Saúde Karla Roman explica que todas as unidades de saúde realizam grupos de gestantes onde a temática sobre amamentação é trabalhado nesse mês com mais ênfase, quando são repassadas dicas, orientações técnicas e a importância da amamentação.

O mesmo trabalho também é realizado no ambulatório materno infantil.

Além dessa campanha específica, Karla comenta que o município realiza um acompanhamento com as gestantes abordando entre outros assuntos, a importância da amamentação. São mais de 1.100 gestantes com idades entre 19 e 20 anos até 40 anos que são assistidas no município.

“As unidades de saúde possuem grupos contínuos de gestantes onde são trabalhados vários temas e a amamentação sempre é uma temática que é abordada seja pelo grupo ou até mesmo nos atendimentos médicos, dos enfermeiros, nas visitas domiciliares realizadas pelos Agente Comunitário de Saúde (ACS)”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.