Agosto Dourado: campanha conscientiza sobre a importância da amamentação

Estimated reading time: 5 minutos
Agosto é o mês da valorização da vida desde os seus primeiros instantes. O chamado ‘Agosto Dourado’ simboliza a luta pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, sendo representado pela cor dourada por expressar a qualidade do leite materno, verdadeiro ‘ouro líquido’ para os bebês.
A campanha, promovida internacionalmente pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, reforça a importância desse gesto de amor e cuidado que vai muito além da nutrição: fortalece o vínculo entre mãe e filho, protege contra doenças e contribui para o desenvolvimento físico e emocional do bebê.
Durante este mês, diversas ações educativas são realizadas em unidades de saúde, escolas e comunidades, unindo profissionais e famílias em torno de um mesmo propósito — garantir que toda criança tenha a chance de começar a vida com saúde, carinho e dignidade.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Entre os dias 1º e 7 de agosto, é celebrada a Semana Mundial da Amamentação 2025, que este ano traz como tema: “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. A campanha destaca o aleitamento materno como prática essencial para a saúde, o desenvolvimento e a equidade, além de ser uma ação com impactos positivos para o meio ambiente.
Na sexta-feira (1º), o Governo do Paraná iniciou as ações que reforçam o incentivo ao aleitamento materno. O Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), está à frente da campanha, reforçando a importância do aleitamento e também a conscientização de profissionais da saúde e lactantes sobre a doação. A campanha tem o apoio das Regionais de Saúde, municípios e dos 15 Bancos de Leite Humano (BLH) do Estado, que atuam como referência na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
ACOMPANHAMENTO – O diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, o médico Fernando Pedrotti, destaca que os 18 municípios da abrangência atuam durante todo o ano em ações e acompanhamentos com as gestantes. “A campanha de agosto é a ‘cereja’ do bolo. A 20ª RS realiza seminários de amamentação em todos os municípios em parceria com o Banco de Leite Humano, capacitações e ações in loco com os profissionais. Nesses encontros são feitas discussões e análise de propostas e metodologias para estimular o aleitamento materno”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Além das ações da campanha do Agosto Dourado, o diretor da 20ª Regional de Saúde lembra que há um acompanhamento sistemático desde quando a mulher fica gestante com abordagens e preparação para a amamentação, além de acompanhamento no pós-parto. “São visitas à gestante, no período do puerpério, visitas à criança para acompanhar o seu desenvolvimento. Faz parte da nossa rotina”, esclarece.
O aleitamento materno é mais do que um ato de nutrição — é um gesto de amor, cuidado e conexão profunda entre mãe e filho. O médico Pedrotti enfatiza a importância deste alimento. “Hoje sabemos que as crianças que são amamentadas são adultos com menos chance de desenvolver diabetes, infecções, obesidade, entre outras doenças. O ato de amamentar traz proximidade e gera segurança. Ele vai gerar crianças e adultos com mais saúde, mais seguros”.
AÇÕES – Em Toledo, a diretora do Departamento da Rede de Atenção Primária à Saúde Karla Roman explica que todas as unidades de saúde realizam grupos de gestantes onde a temática sobre amamentação é trabalhado nesse mês com mais ênfase, quando são repassadas dicas, orientações técnicas e a importância da amamentação.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O mesmo trabalho também é realizado no ambulatório materno infantil.
Além dessa campanha específica, Karla comenta que o município realiza um acompanhamento com as gestantes abordando entre outros assuntos, a importância da amamentação. São mais de 1.100 gestantes com idades entre 19 e 20 anos até 40 anos que são assistidas no município.
“As unidades de saúde possuem grupos contínuos de gestantes onde são trabalhados vários temas e a amamentação sempre é uma temática que é abordada seja pelo grupo ou até mesmo nos atendimentos médicos, dos enfermeiros, nas visitas domiciliares realizadas pelos Agente Comunitário de Saúde (ACS)”, conclui.
Da Redação
TOLEDO