Campanha reforça exemplo individual como chave para transformar o trânsito

Estimated reading time: 4 minutos

A campanha Eu Paro Para Pedestres do Instituto Pessoas Melhores (IPM) inicia um novo capítulo em 2026 e reforça o compromisso com a segurança viária e a valorização da vida no trânsito de Toledo. Após um ano marcado por ações educativas, presença constante nas ruas e diálogo direto com a população, o movimento agora avança para uma fase em que cada cidadão é convidado a assumir um papel ativo e representativo na construção de um trânsito mais humano e responsável.

Lançada em outubro de 2024 pelo Instituto Pessoas Melhores, a campanha possui o apoio de mais de 50 organizações. Ao longo de 2025, equipes estiveram nas ruas de Toledo e elas promoveram blitz educativas, conversaram com motoristas, visitaram escolas, empresas e associações. O grupo também adesivou veículos.

Em 2025, outra ação do Instituto Pessoas Melhores que esteve relacionada a campanha foi a pintura de uma pista de trânsito na Escola Municipal Waldyr Luiz Becker.

O presidente do Instituto Pessoas Melhores Edésio Reichert explica que a Escola Municipal firmou parceria para fornecer aulas para crianças da Educação Infantil 4 e 5 semanalmente na pista. “A importância está no fato de que o aprendizado em crianças acontece mais rápido e internalize as condutas corretas de se comportarem no trânsito”.

No ano passado, outra parceria fortalecida foi com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). O grupo apresentou seu relatório de atividades de 2024 à Acit, visando fortalecer as parcerias para 2025 e também avaliou a campanha Eu Paro Para Pedestres no final do ano.

FUTURO – De acordo com o presidente do Instituto Pessoas Melhores, a proposta para 2026 é reforçar o exemplo individual como ferramenta de transformação. “No ano passado, falamos sobre a importância de parar na faixa e ela será enfatizada em 2026. Também incentivaremos outros motoristas com atitudes simples e responsáveis”, destaca. Para ele, o trânsito só muda quando cada pessoa decide mudar seu comportamento.

Com a entrada em um novo ciclo, a campanha passa por um processo de renovação e amplia o convite à população. “Torne-se um multiplicador desta admirável atitude, que é parar para um pedestre. Imagina termos em Toledo dez, 20 ou 30 mil motoristas praticando essa bela atitude. Com certeza, nós mudaremos para melhor a cultura do nosso trânsito”, afirma Reichert.

O presidente do Instituto também reforça a importância da responsabilidade do pedestre. Segundo ele, é fundamental respeitar o sinal verde quando aberto ao motorista e, ao atravessar na faixa, sinalizar a intenção. “Levante o braço e sinalize a intenção de atravessar”, orienta.

Para 2026, o grupo pretende intensificar o trabalho institucional e ampliar as ações junto às escolas, apostando na educação como base para mudanças duradouras.

“Acreditamos que, com um pouco de esforço de cada cidadão, conseguiremos desenvolver o orgulho do nosso trânsito, assim como temos orgulho de nossas praças, parques, estradas rurais e outras maravilhas do município. Que em 2026 possamos reduzir acidentes e salvar mais vidas”, finaliza Edésio Reichert.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.