Toledo inicia campanha multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos

Estimated reading time: 3 minutos

Teve início na segunda-feira (6), a campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, promovida pelo Ministério da Saúde. O Dia D da mobilização está marcado para o dia 18 de outubro (sábado). A iniciativa reforça que a vacinação é essencial não apenas para a proteção individual, mas também para a segurança coletiva.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), “estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização incluindo: hepatite B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (SCR), varicela, hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19”.

PROTEÇÃO COLETIVA – Em entrevista para o podcast Conversa Oeste, as enfermeiras Thaís Schmidt Vitali Hermes e Paula Franciele da Silva ressaltaram a importância das vacinas em dia. Paula reforça que “quando uma pessoa se vacina, ela quebra essa cadeia. Por isso, a gente sempre busca alcançar altas coberturas vacinais, de 90% a 95% da população, pra evitar que essa cadeia se mantenha. Então, quando alguém se vacina, está se protegendo e também protegendo os outros”.

HPV – Dentre as vacinas evidenciadas no podcast, está a de prevenção ao Papilomavírus Humano (HPV). Por sua vez, ela auxilia na redução dos cânceres pênis, colo de útero, garganta e pescoço. Thaís ressalta que “o Ministério da Saúde está com uma estratégia de intensificação desta vacina, para meninos e meninas de até 19 anos. Normalmente, não é uma faixa etária em que ofertamos essa vacina, pois ela é focada dos 9 aos 14 anos. Então agora estendemos até os 19 anos com dose única. Assim, quem já tem, não precisa repetir”.

SARAMPO – O Ministério da Saúde também reforça a vacinação contra o sarampo, especialmente devido ao aumento de casos da doença no continente norte americano. Portanto, como forma de prevenir a população brasileira, pessoas de 12 meses a 59 anos podem receber a dose da vacina, faixa etária que também poderá receber a vacina contra febre amarela. 

CONVERSA OESTE- O conteúdo completo da entrevista está disponível no podcast Conversa Oeste. O vídeo pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/live/5t1b_RtFJSc?si=19KBMkw-cliU0FFW

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da AEN e da Agência Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.