Campeonato Amador de Bocha 60+ feminino reúne quase 100 participantes

Estimated reading time: 4 minutos

A prática de atividade física na terceira idade é essencial para manter a saúde, a autonomia e o bem-estar, além de fortalecer os laços sociais e promover momentos de alegria e convivência. O 1º Campeonato Amador de Bocha 60+ Feminino é um exemplo inspirador desse movimento.

A competição mostra que o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão e vitalidade, especialmente para as mulheres idosas que encontram na modalidade uma forma prazerosa de cuidar do corpo, da mente e de ampliar suas amizades.

Eva Valente, tem 73 anos, e reside no bairro Jardim Concórdia. Há dois anos, ela joga bocha. “É muito bom jogar, sair de casa para passear e conversar com outras pessoas. A bocha é sinônimo de diversão para mim”.

A coordenadora do Programa Pessoa Idosa em Movimento Adilma Boffo explica que o Campeonato representa um marco importante, pois valoriza a participação das mulheres na modalidade e incentiva o envelhecimento ativo por meio do esporte. “Um fator positivo foi que as inscrições superaram nossas expectativas, não imaginávamos que elas estariam tão engajadas e animadas para participar da competição”, relata Adilma.

Ela complementa que a equipe do Programa Pessoa Idosa em Movimento idealizou uma iniciativa para movimentar a galera da melhor idade. “Para que elas viessem jogar bocha. Muitas mulheres não participavam de atividades esportivas e nós estamos com dois professores que trabalham a atividade física e as modalidades, como a bocha, em alguns polos no município”.

Adilma salienta que a aceitação das mulheres para participar do Campeonato foi maravilhosa. “Nós mudamos a dinâmica dos jogos. Pensávamos em fazer partidas com 30 minutos, mas decidimos diminuir para 15 minutos devido a quantidade de equipes”.

INTEGRAÇÃO – A diretora enfatiza a integração de todas as participantes. “Nós temos jogadores dos bairros de Toledo (sede) e dos distritos, como Vila Nova, Bom Princípio, entre outros”. Adilma enfatiza ainda a importância da bocha como uma ferramenta para melhorar a coordenação fina das idosas. “Nesta modalidade também é trabalhada a concentração e a paciência”.

Além disso, como a competição acontece no Toledão, existe diferença no piso. No clube é carpete e elas treinam em espaços com areia. “Você precisa ter um pouco da noção de velocidade e de força”, afirma a profissional.

Adilma garante que a segunda edição será organizada em 2026. “Que todas as participantes nos aguardem, pois o Campeonato será ainda melhor. Para a nossa gestão foi um experimento. Nós precisávamos entender como seria a aceitação e foi excelente. É só olhar para a carinha delas. Elas estão felizes e isso é muito gratificante. Quanto mais você se movimenta; mais mobilidade você tem para executar suas tarefas do dia a dia”.

PROGRAMAÇÃO – O Campeonato, que começou na última terça-feira (11), tem partidas durante esta semana. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Foram inscritos 33 trios, com 99 mulheres no total, divididas em oito grupos para disputar a primeira fase do Campeonato. São três dias de competições, que rendem troféus e medalhas às equipes vencedoras.

A primeira etapa do campeonato será realizada em formato de grupos. Os trios, são distribuídos em oito chaves, das quais apenas os dois melhores colocados avançarão para a fase seguinte. Na segunda etapa, a competição segue o sistema de mata-mata, com disputas válidas pelas oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.